Porto de Paranaguá recebe a visita de cônsul argentino

O cônsul argentino em Curitiba, Pedro Ezequiel Marotta, e o adjunto Sebastián Bertuzzi, visitaram na última quarta-feira (13) a sede da administração da empresa pública Portos do Paraná, no Palácio Taguaré, em Paranaguá. “A intenção foi conhecer melhor como foi o crescimento do Porto, como é a logística e como pode melhorar a parceria”, disse o cônsul.

De acordo com o diretor jurídico e presidente em exercício da Portos do Paraná, Marcus Vinícius Freitas dos Santos, a delegação argentina recebeu um panorama do que são os portos paranaenses hoje em dia. “Tivemos a oportunidade de explicar nosso cenário atual, a perspectiva futura de ampliação dos berços de atracação e também apresentar a movimentação de automóveis, que interessa muito ao Governo Argentino”, revelou.

Para o dirigente da empresa pública, esse tipo de encontro estreita a relação e pode gerar novas oportunidades de negócio. Para a Argentina, Paranaguá é estratégico. “Estamos muito isolados e distantes dos grandes centros de comércio internacional, então Paranaguá é um grande hub que a gente aproveita”, explicou Marotta. Ele aposta que a parceria, com parada nos portos paranaenses, possa atrair mais navios para os portos argentinos na sequência das viagens.

CARGAS

Os argentinos também receberam um relato do tipo de carga que envolve Paranaguá e Argentina. “Tem muito carro indo e vindo, trigo, maquinário agrícola, malte para a cerveja que é fabricada aqui e esse malte vem da Argentina. Temos um relacionamento muito próximo e muito sadio porque em geral são produtos de muito valor agregado”, completou Marotta.

De janeiro a outubro, este ano, foram 795 mil toneladas de produtos argentinos que entraram por importação pelos Portos do Paraná, somando mais de US811,3 milhões. De exportação para o país, saindo pelos terminais paranaenses, foram 423.470 toneladas de cargas, gerando receita de mais de US$306 milhões. Os dados são do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviço.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: