População deve estar atenta aos preparativos para o Dia de Finados

 

tumulos-siteEm Cianorte, cerca de 40 mil pessoas devem passar pelo Cemitério Municipal São Miguel entre a véspera e o Dia de Finados (02 de novembro). A estimativa é da administração do local que, em virtude do significativo número de visitantes, presta orientações para a data. Os interessados em realizar reformas e outras obras nos túmulos devem finalizá-las, bem como providenciar o descarte de lixo e entulho, até o dia 31 de outubro, mesmo prazo para a limpeza/lavagem dos jazidos.

Para isso, nos dias 30 e 31 de outubro, o horário de funcionamento, que normalmente ocorre das 8h às 17h30, será estendido das 7h às 19h. Já no Dia de Finados, o período para visitação será das 7h às 19h30. Os vendedores ambulantes não necessitam de cadastro prévio para a comercialização de seus produtos e devem respeitar o limite de espaço destinado para este fim, demarcado pela administração, de acordo com a distância mínima do portão central e das vagas de estacionamento.

Além disso, os setores de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município alertam a população que a entrada de vasos de flores embalados em plásticos ou que tenham recipientes que acumulem água é proibida, uma vez que servem de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

“Estas orientações e regras servem para que nada atrapalhe a movimentação dos visitantes, que merecem momentos de tranquilidade para relembrar a memória dos entes queridos e efetuar suas orações. Assim, contamos com a colaboração de todos e estamos à disposição para resolver qualquer dúvida”, afirmou o administrador do cemitério, José Donizete Grecheski. Atualmente, o local abriga mais de 30 mil túmulos.

LIMPEZA E MELHORIAS

No início do mês, o cemitério recebeu uma força-tarefa da Secretaria de Serviços Municipais, que reforçou os trabalhos de varrição e coleta de resíduos, como folhas, lixo e entulhos, nas vias asfaltadas, nos espaços entre os túmulos e áreas de circulação de pedestres. No momento, o local está passando por melhorias, como a pintura dos meios-fios e a construção de duas travessias com rampas, em paver, nos canteiros central e lateral da Avenida Rondônia.

ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

No feriado, o trecho da Avenida Rondônia em frente ao Cemitério Municipal e os segmentos das ruas que o ladeiam (Murici e Grajaú) estarão bloqueados para o trânsito de veículos, sendo utilizados apenas para a passagem de pedestres. “Tudo o que está sendo realizado e planejado, como o reforço dos serviços de rotina e as alterações na logística, é para o melhor acolhimento dos visitantes. Por isso, pedimos para que contribuam com a organização, limpeza e segurança”, reiterou o secretário de Administração, Eliab Vieira Moreno.

Texto e fotos: ASCOM PMC

avenida-site

Compartilhe: