Policiais Militares e Civis deflagram operação “normandia”

 

Foi deflagrada nas primeiras horas da manhã da última sexta-feira (31), a Operação denominada “Normandia”. A ação foi desencadeada por 51 (cinquenta e um) Policiais Militares de Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Campo Mourão, Umuarama e Maringá; e 36 (trinta e seis) Policiais Civis de Cianorte, Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão e Maringá.

Nos últimos meses houve uma crescente onda de tráfico de drogas que passou a incomodar a população das cidades de São Tomé e Japurá, gerando uma forte sensação de insegurança na comunidade local.

Dessa forma, “Normandia” remete à chegada das tropas Aliadas, na Segunda Guerra Mundial, àquela região no litoral francês para retomada do território sob domínio alemão (nazista).

De forma análoga, a Operação “Normandia” apresenta a “retomada” do controle das ruas de São Tomé e Japurá por parte da Polícia Militar, objetivando não apenas as prisões e apreensões decorrentes da ação, mas a demonstração de presença policial de forma ostensiva e quantitativa, visando aumentar a sensação de segurança e apoio à população que carece de resposta aos crimes que assolam sua comunidade.

O serviço de inteligência da Polícia Militar de Cianorte realizou análise de informações sobre tráfico de drogas, gerando relatórios que subsidiariam a investigação por parte da Polícia Civil de Cianorte.

Durante a Operação, que teve início em fevereiro do corrente ano, 01 (um) homem de 31 anos foi preso por tráfico de drogas no dia 30 de abril. Já na data de hoje, foram cumpridos 18 (dezoito) mandados de busca e apreensão; 01 (um) mandado de prisão contra um homem de 29 anos; 03 (três) pessoas, sendo duas mulheres (24 e 29 anos) e um homem (29 anos), foram presas em flagrante por tráfico de entorpecentes; 01 (um) indivíduo de 37 anos, encaminhado por posse irregular de munição de uso permitido e por portar drogas para consumo pessoal; além de 01 (um) homem de 18 anos por drogas para consumo (Termo Circunstanciado).

Além das prisões, foram apreendidas 222 (duzentas e vinte e duas) pedras de substância análoga à crack, que totalizaram 50g (cinquenta gramas), 26 (vinte e seis) papelotes de substância análoga a cocaína, que pesaram 15g (quinze e gramas), 01 (um) grama de substância análoga à maconha, 04 (quatro) celulares, 01 (uma) munição de calibre .380 da marca CBC e a quantia de R$ 329,00 (trezentos e vinte nove reais) trocados.

O Comando da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar e o Delegado Chefe da 21ª Subdivisão Policial ressaltam a importância do apoio da comunidade e conta com denúncias que podem ser realizadas através do telefone 181, sendo que a identidade será totalmente preservada.

Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar

Compartilhe: