Policiais Militares de Cianorte prendem 02 indivíduos tentando passar dinheiro falso, em situações distintas

Policiais Militares de Cianorte prendem 02 indivíduos tentando passar dinheiro falso, em situações distintas

Neste final de semana, Policiais Militares integrantes da equipe de Rádio Patrulha da 5ª CIPM de Cianorte, realizaram a prisão de 02 (dois) indivíduos, os quais teriam passado notas falsas em estabelecimentos comerciais em Cianorte.

A primeira ocorrência aconteceu na madrugada de sábado (20/01), por volta das 00h10min, quando Policiais Militares de Cianorte foram acionados a comparecer em um estabelecimento comercial na região Central, onde, segundo o proprietário, um indivíduo teria lhe passado uma nota de R$100,00 falsa e que no caixa havia mais três notas de cem reais, todas com a mesma numeração.

A equipe logrou êxito em abordar o suspeito, o qual foi identificado como um homem de 25 anos de idade, que ao ser questionado informou que havia comprado bebidas e pago com uma nota de cem reais.

E, a segunda ocorrência também ocorreu na madrugada de sábado (20/01), por volta da 01h05min, onde a equipe de Rádio Patrulha foi abordada por um comerciante no bairro Zona Sete, o qual informou que um indivíduo havia lhe passa 06 (seis) notas de cem reais falsas. Os Policiais lograram êxito em abordar o suspeito, identificado como um homem de 28 anos de idade.

A equipe constatou que as notas falsas referentes às duas ocorrências tinham a mesma numeração. Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos indivíduos, os quais, junto com o dinheiro falso apreendido, foram conduzidos à Polícia Federal para serem tomadas as devidas providências.

COMUNICADO

DICAS DE SEGURANÇA: SAIBA COMO

IDENTIFICAR UMA CÉDULA FALSA

Considerando que neste final de semana a Polícia Militar de Cianorte realizou a prisão de dois indivíduos tentando passar notas falsas em estabelecimentos comerciais no referido município, a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar alerta a população e comerciantes de Cianorte e Região sobre o recebimento de notas falsas.

É muito importante que as pessoas saibam verificar se o dinheiro que estão recebendo é verdadeiro e para isso passaremos algumas dicas, para que a população possa saber identificar a autenticidade de uma nota.

Quando você receber uma cédula observe sempre os principais elementos de segurança. Nas notas da Primeira Família do Real (notas mais antigas) verifique a:

– Marca d’Água: que pode ser vista ao segurar a cédula contra a luz, o animal que ilustra a nota deverá estar visível na área clara, à esquerda.

– Imagem Latente: Coloque a nota deitada, com o canto esquerdo voltado para você, e veja aparecer às letras BC, que estavam escondidas.

– Registro Coincidente: Segure a nota em direção à luz e você verá que o desenho das Armas Nacionais aparece completo. As partes impressas no verso casam certinho com as da frente.

– Alto-Relevo: Passe o dedo sobre algumas áreas da nota e sinta o alto-relevo.

Nas cédulas da Segunda Família do Real (modelos novos) além de verificar a marca d’agua e o alto relevo, você também poderá observar o:

– Número Escondido: Ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um lugar com bastante luz, você vê o numero da cédula aparecer na área indicada.

– Faixa Holográfica (nas notas de 50 e 100 reais): ao movimentar a folha você vê alguns efeitos, como a figura do animal da cédula, o número e a palavra reais se alternam…

– Número que Muda de Cor (nas notas de 10 e 20 reais): Movimento a cédula e você verá que o número 10 ou 20 mudaram de cor, do azul para o verde. Fonte: Banco Central do Brasil.

Essas são algumas dicas para que você cidadão de bem possa identificar a veracidade das cédulas e, caso desconfie ou constate que são falsas entre em contato com a Polícia Militar, pelo telefone 190.

A Polícia Militar ainda salienta que a utilização de moeda falsa é crime, com pena: reclusão de três a doze anos, e multa, conforme Art. 289, § 1º do Código Penal.

ASCOM/5ª CIPM

 

Compartilhe: