PM divulga balanço de cinco meses de 2016

major silva10

A 5ª Companhia Independente de Polícia Militar divulgou hoje (18) um balanço com as ocorrências dos cinco primeiros meses de 2016. Foram 244 prisões no período, sendo que não há um tipo de ocorrência que aconteça com mais frequência na cidade, caracterizando um perfil da violência urbana local. “Temos um intenso trabalho de prevenção para evitar que mais crimes aconteçam em Cianorte”, comentou o major da Polícia Militar, José da Silva Neto (foto).

Sobre os assassinatos ocorridos em sequencia na cidade, o major diz que não há uma relação entre os crimes, não caracterizando uma onda de homicídios. Apesar da estatística já ter ultrapassado a do ano passado. “Não há vinculação e os autores são diferentes”, alega Silva Neto.

Ele alerta para que um aspecto importante é encontrar uma solução para a falta de vagas para internação dos adolescentes infratores. Isso porque há apreensões constantes de adolescentes pela PM. Eles podem ficar até cinco dias na delegacia pela legislação. E como não há para onde encaminhar esses apreendidos já que não há vagas no sistema prisional da região, eles são colocados em liberdade e voltam a cometer crimes. A reincidência leva a ocorrências mais violentas, como morte.

DADOS – Confira o balanço divulgado pela Polícia Militar de Cianorte:
– apreensão de 14 armas de fogo, dentre estas: revólveres, pistolas e espingardas;
– apreensão de 6,1 quilos de entorpecentes, entre maconha, cocaína e “crack”, esta última representando aproximadamente 1,8 mil “pedras”;
– foram feitas 244 prisões em flagrante, destas 29 assaltantes foram presos, 40 pessoas autuadas em flagrante pela prática do crime de furto e 23 traficantes;
– também nesse período foram recuperados 36 veículos, entre motocicletas, automóveis e utilitários que haviam sido furtados ou roubados.

O major Silva Neto agradece o esforço, dedicação e profissionalismo do efetivo da 5ª CIPM e também a população que ajuda no trabalho policial com denúncias pelos telefones 190 (emergência) e 181 Narcodenúncia, que são anônimos e gratuitos. “A população de Cianorte e região colabora bastante com as prisões e soluções dos crimes denunciando e passando informações para a Polícia Militar”, ressaltou Silva Neto. A 5ª CIPM atende os municípios de Cianorte, Terra Boa, Jussara, São Tomé, Japurá, Indianópolis e São Manoel do Paraná.

DADOS DA PM
14 armas apreendidas
6,1 quilos de drogas apreendidas
244 prisões
36 veículos recuperados

Texto e foto: Andye Iore

Compartilhe: