• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


14 de dezembro de 2017

3:13

Pilotos do Rali Transparaná passam por Cianorte

Publicado em 27 de janeiro de 2016

transparana02Os 50 pilotos participantes da 22ª edição do Rali Transparaná passaram por Cianorte hoje (27), no terceiro dia da competição, que se iniciou em Umuarama e terminou em Apucarana. Na Capital do Vestuários, o ponto de parada foi no Posto São Jorge, onde os competidores pararam para almoçar.

Maior rali de regularidade da América, o Transparaná 2016, teve início na segunda-feira (25), sendo que os pilotos durante os seis dias de provas devem percorrer aproximadamente 1.500 quilômetros por todo o estado. “Com as chuvas as estradas estão cheias de buracos. E o pessoal está torcendo para que chova mesmo. Quanto mais água, mais emoção, se não é só poeira”, brinca Joselito  Voltolini , presidente do conselho do Jeep Clube de Curitiba, que organiza o evento.

A competição conta com três categorias no modo expedição: Master (mais experientes), Graduados (nível intermediário) e Júnior (iniciantes), nesta classe, somente é obrigatório que os corredores possuam o equipamento de navegação integrado no carro e apenas o piloto e o navegador podem correr. Já o modo passeio é voltado para os que querem apenas viajar e aproveitar o percurso sem competir e pode haver mais de duas pessoas em cada carro. “Nosso objetivo é que todos terminem o trajeto. Por isso não temos pontos que exijam o máximo do carro. Nós queremos que todos sintam o gostinho de completar a prova. Nós temos competidores acima dos 75 anos”, enaltece Voltolini.

A competição começou no domingo (24) quando os corredores fizeram um prólogo – uma pequena prova de 4 km para definir as posições de largada e testar a capacidade dos competidores – no Parque Náutico, em Guaíra, no oeste do estado, e também um rápido desfile dos carros pelo centro da cidade.

Na segunda-feira (25) foi dada a largada do Transparaná, em Guaíra, e o percurso no primeiro dia passou por Marechal Cândido Rondon terminando em Toledo. Na terça-feira (26) os destinos foram Assis Chateubriand e Umuarama. Ontem (27), terceiro dia de prova, o trajeto sobiu pelo noroeste do estado, com passagem por Cianorte e a parada em Apucarana, no norte do Paraná.

A segunda metade da prova é a descida até o litoral. Hoje (28), Ortigueira e Telêmaco Borba estão no trajeto até o destino final, em Castro. Amanhã (29), os competidores chegam a Curitiba, fazendo o trajeto por Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré. No sexto e último dia de prova, sábado (30), os carros saem de Curitiba e descem em direção as praias. O trajeto será realizado por Tijucas e Garuva, com a linha de chegada em Guaratuba.

AMIZADE – A amizade e o gosto pela aventura são os principais combustíveis dos pilotos. “A aventura é emocionante, mas a melhor parte é a confraternização com os amigos”, disse Rafein Walendowski de Brusque (SC).

A dupla Jhonatan e Roberto Artidig são pai e filho. Para eles, o rali é uma forma de estreitar os laços. “É uma paixão de família. Nós competíamos em equipes diferentes e há dois anos começamos a participar juntos do Transparaná e tem sido maravilhoso”, disse o filho Jhonatan, que é o copiloto da equipe.

Texto: Juliano Secolo com informações da Gazeta do Povo e do site O Bem Dito / Foto: Renilson Costa

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais