PF faz operação na região sobre cigarros e anabolizantes

operacao

A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou hoje (13) a Operação Saturnismo, que visa desarticular organização criminosa, que tem por atividade o contrabando de cigarros e anabolizantes, além do descaminho de eletrônicos.

Cerca de 90 policiais federais dão cumprimento a 23 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão e 6 mandados de condução coercitiva. A ação de hoje ocorre nas cidades de Araraquara (SP), Matão (SP), São Carlos (SP), Campo Mourão (PR) e Maringá (PR).

Os cigarros e as mercadorias eram trazidos do Paraguai, sendo temporariamente armazenados em galpões ou outros imóveis alugados, ou mesmo nas residências dos membros da organização criminosa, para serem posteriormente entregues aos comerciantes receptadores.

A Justiça Federal de Araraquara determinou o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de bens, imóveis e veículos de investigados envolvidos nas ações criminosas. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, contrabando, descaminho, facilitação de contrabando ou descaminho, dentre outros.

Saturnismo é o nome dado à intoxicação por chumbo. Estudos clínicos indicaram que os cigarros de origem paraguaia possuem concentração desse elemento muito superior aos cigarros vendidos legalmente no Brasil.

Texto e foto: ASC PF

Compartilhe: