Pesquisa aponta Bongiorno com 58,4% dos votos válidos

pesquisa1

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasil de Pesquisa, de Umuarama, registrada na Justiça Eleitoral sob o número de identificação nº PR 01641/2016, o candidato a reeleição Bongiorno conta com 58,4% dos votos válidos.

A pesquisa reflete a intenção de voto com base no perfil dos eleitores de Cianorte.
Sendo que a mesma foi realizada através de metodologia quantitativa considerando entrevistas pessoais e presenciais, mediante aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do universo de eleitores do estudo.
No caso, o conjunto do eleitorado do município de Cianorte com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa, que é de 56.017 eleitores.

Durante a pesquisa foram entrevistadas 383 pessoas, selecionadas pelo método de Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT) compreendendo coleta na área total do município.
Incluindo os distritos de São Lourenço e Vidigal, com amostra proporcional ao número de eleitores da urna de cada local.

Desta forma, a pesquisa aponta que a resposta estimulada para a pergunta “Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Cianorte?” indica Bongiorno com 55,6% da preferência do Eleitorado, Paulo Renato com 12,3%; Serginho com 11%; Tuika com 1,6%.
Além disso, os entrevistados somam 14,6% de Indecisos; 4,7% de Branco/Nulos; e 0,2% não respondeu. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Já ao se considerar apenas os votos válidos, nos quais são excluídos Brancos e Nulos, a pesquisa aponta Bongiorno com 58,4%; Paulo Renato com 12,9%; Serginho com 11,5%; e Tuika com 1,6%, além de 15,3% de Indecisos e 0,3% que Não Respondeu.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi publicada na versão impressa da Folha de Cianorte na edição do último domingo (11).

Pasta1

Da Redação 

 

Compartilhe: