Pescadores são presos em área de Proteção Ambiental

rio parana

A Polícia Ambiental de Umuarama prendeu dois pescadores na tarde de ontem (30) no Rio Paraná. Uma equipe policial fazia uma operação no rio, quando flagrou dois homens em uma embarcação praticando pesca ilegal na Lagoa 29, no município de Querência do Norte (a aproximadamente 160km de Cianorte).

Os pescadores estavam com aproximadamente 60 metros de redes e pouco mais de 17 quilos de peixes (foto) nativos das espécies cascudo e traíra e tiveram todo o material apreendido, inclusive embarcação e motor de popa.

O local onde os infratores pescavam (lagoa marginal) é totalmente proibido para a pesca, conforme prevê a Instrução Normativa nº 26/09 do IBAMA, pois é considerado “berçário” de peixes, além de estar inserido em Área de Proteção Ambiental do Rio Paraná.

Ambos os infratores, de 53 e 61 anos, sendo um deles pescador profissional, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia para a lavratura do flagrante por pesca em local proibido e com apetrechos não permitidos por lei. Eles deverão responder ainda na esfera administrativa e receber autuações do Instituto Chico Mendes, responsável pela Área de Proteção Ambiental.

Texto: Juliano Secolo com informações da PM-PA
Foto: Polícia Ambiental

 

Compartilhe: