Paranaense: times devem voltar aos treinos nos próximos dias; Londrina não define retorno

Classificados para as quartas de final do Campeonato Paranaense, Operário-PR, Cianorte e FC Cascavel devem voltar aos treinos nos próximos dias, após a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná autorizar os clubes a retomarem as atividades presenciais nesta segunda-feira. O Coritiba foi o único clube que já reiniciou os treinos de forma oficial.

Por outro lado, o Londrina e o Rio Branco-PR não definiram uma data para retorno. O gestor do Tubarão, Sergio Malucelli, informou que vai aguardar esta semana para avaliar o que será feito.

“Esse retorno, neste momento, é uma loucura muito grande. Tenho de 80% a 90% dos jogadores do elenco morando no CT. Alguns deles estão em casa, em lugares diferentes do país. Onde vou colocá-los? Retomar os treinos é totalmente diferente de reabrir uma academia. Vou esperar e ver o que fazer.” comentou Malucelli.

O Athletico e o Paraná Clube não informaram quando retomarão as atividades. O Tricolor, porém, realizou uma limpeza na Vila Capanema e Ninho da Gralha para a volta dos treinamentos presenciais.

No caso do Operário-PR, o clube já tinha um planejamento feito para retomar os treinos presenciais. A expectativa é iniciar os testes de Covid-19 nos jogadores e na comissão técnica entre terça e quarta-feira.

“Vamos fazer exames em todos, devemos voltar com quatro ou cinco jogadores em cada campo, com todos os cuidados necessários, sem contato entre eles. Vai ser importante essa retomada” disse o presidente do grupo gestor do Fantasma, Álvaro Góes.

O FC Cascavel informou que aguarda um comunicado oficial da Federação Paranaense de Futebol para alinhar os protocolos de segurança para retomar os treinos ainda nesta semana. O Cianorte deve realizar os exames nos jogadores e na comissão técnica nos próximos dias, com programação para iniciar os treinos na próxima semana.

“Estamos começando a trazer os atletas de volta. A gente deve começar o treino na segunda-feira.” disse o presidente do Cianorte, Lucas Franzato.

As equipes vão ter que seguir protocolos com recomendações para o combate contra a Covid-19. O pedido da Secretaria Estadual da Saúde é para que primeiro sejam retomados os treinos físicos. Depois uma nova análise será feira para o reinício dos trabalhos com bola, e posteriormente os campeonatos.

A ideia inicial, dos clubes e da Federação, é de que o Paranaense volte na metade de junho, mas tudo vai depender da situação da pandemia.

O Campeonato Paranaense está paralisado desde o dia 16 de março, um dia após o fim da primeira fase da competição. Os confrontos das quartas de final estão definidos com: Paraná x Coritiba, Cianorte x Operário-PR, Londrina x Athletico e Rio Branco-PR x FC Cascavel. O regulamento inicial previa jogos de ida e volta no mata-mata, mas ele pode ser modificado para se adequar ao calendário.

Os rebaixados (PSTC e União Beltrão) e os classificados para a Série D de 2021 (FC Cascavel, Cianorte e Rio Branco-PR) já estão definidos. Falta decidir quem será o campeão e quem será o classificado para a Copa do Brasil de 2021.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe: