Paraná conta com plano inédito para a juventude


Foi lançado nesta sexta-feira (28), no Palácio Iguaçu, o primeiro Plano Estadual da Juventude do Paraná, desenvolvido em parceria com o Conselho Estadual da Juventude e a sociedade civil organizada. O Plano, apresentado à governadora Cida Borghetti, foi criado para orientar e fortalecer as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e pela sociedade.

Voltado aos jovens paranaenses, direciona-se à emancipação juvenil, buscando a integração social e econômica dos jovens por meio de iniciativas programáticas que facilitem o acesso aos serviços públicos como educação, saúde, emprego e lazer.

A governadora disse que o Plano é um instrumento que vai auxiliar na promoção e na garantia dos direitos, na melhoria da qualidade de vida dos jovens, na criação de oportunidades e no desenvolvimento de suas potencialidades como cidadãos plenos.

De acordo com o assessor especial da Juventude, Nassin Bacila, essa é a primeira vez que o Paraná terá um plano voltado especialmente à juventude. “O objetivo é que até 2021 o Paraná apresente um baixo índice de vulnerabilidade do público jovem”, disse. “Precisamos fortalecer as politicas públicas, principalmente, no que envolve a questão da violência, educação e trabalho, que são pontos fundamentais para reduzir a vulnerabilidade”, afirmou.

Segundo ele, algumas ações públicas já acontecem, como o Projeto Jovem Paranaense, uma feira de serviços que engloba diversas secretarias onde são oferecidos atendimentos em diversas áreas como saúde, educação, trabalho e esporte.

Além do Programa Rede Jovem, que organiza ações para dar mais autonomia aos jovens em situação de vulnerabilidade social, o Sucessão Rural, que incentiva a permanência do jovem no campo; e o Geração Atitude,que apoia a formação cidadã de estudantes paranaenses.

FUNÇÃO

O Paraná concentra 2,7 milhões de jovens com idade entre 15 a 29 anos, segundo o Censo Demográfico do IBGE 2010. A Assessoria Especial da Juventude é uma estrutura voltada exclusivamente aos interesses deste público. Entre as prioridades estão fomentar a cultura do empreendedorismo juvenil e incentivar e promover ações de capacitação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: