• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


21 de novembro de 2017

11:59

Paraná comemora os 163 anos da Polícia Militar

Publicado em 11 de agosto de 2017

pm

A Polícia Militar do Paraná completou ontem (10) 163 anos, e como parte das comemorações, que aconteceram na Academia Policial Militar do Guatupê, o Governo do Estado autorizou a licitação que prevê a reforma do Bloco 3 da academia, no valor de R$ 3 milhões. “Apesar de se tratar de uma unidade que conquistou recentemente a independência, a Polícia Militar de Cianorte tem evoluído muito e sido reconhecida pelos feitos relevantes realizados neste período e que atendem diretamente as demandas da comunidade”, assegurou o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIPM) de Cianorte, major José da Silva Neto.

Na solenidade foram homenageados os militares estaduais, as Forças Armadas e autoridades civis, pela contribuição cedida à corporação. No mesmo evento foi assinado o documento governamental que reconvoca o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, para continuar no Comando.

O secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni, leu uma mensagem do governador Beto Richa que exprime, entre outras coisas, a valorização e a importância que a Polícia Militar possui perante a sociedade. “A esses homens e mulheres honrados, policiais e bombeiros militares, é que hoje ofertamos nosso mais franco reconhecimento, pois são o símbolo da persistência, da fé coletiva no equilíbrio e futuro da sociedade brasileira”, diz um trecho da mensagem. “

CIANORTE – A 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIPM) e o 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros comemoraram, na manhã de ontem (10), em Cianorte, os 163 anos de atuação da PM no Paraná. A cerimônia destacou a história da corporação e contou com a entrega de certificados aos policiais e bombeiros que se destacaram, neste ano, em operações de significativa relevância para a segurança pública; bem como com a condecoração, com medalhas de ouro, prata e bronze, aos militares que, durante os períodos de 30, 20 e 10 anos (respectivamente), apresentaram conduta disciplinar considerada exemplar.

“É uma satisfação enorme participar de um momento como esse que valoriza o trabalho desempenhado pela Polícia Militar, em especial, a de Cianorte, que tem prestado serviços relevantes à comunidade e que são motivos de muito orgulho para o poder público”, afirmou o prefeito Claudemir Bongiorno. “Todo o efetivo é digno do nosso reconhecimento e gratidão pelo trabalho desempenhado com tamanha destreza e dedicação”, agradeceu.

O deputado Jonas Guimarães parabenizou a atuação dos bombeiros e policiais e destacou as melhorias conquistadas para a segurança de Cianorte e região nos últimos anos, dentre elas, a independência da companhia da PM. “Essa conquista, pela qual trabalhamos muito, contribuiu para uma atuação ainda mais eficaz dos militares junto à população. Hoje, os resultados são facilmente observáveis nos números animadores apresentados na área da segurança pública”, disse.

HISTÓRIA – A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios do Paraná e sua atuação exerceu papel essencial no controle de revoltas militares internas (Revolução Federalista de 1893; Guerra do Contestado de 1912; a Revolta de 1924 e as Revoluções de 1930 e 1932), e até mesmo no maior conflito armado da América do Sul (Guerra do Paraguai).

Texto: ASC PMC e AE / Foto: ASC PMC

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais