Paraná colhe a maior safra de soja da história

soja3O Paraná já iniciou a colheita da safra de grãos de verão 2013/14 com a perspectiva de uma safra recorde de soja. O clima colaborou, os produtores apostaram no grão e o resultado aponta para uma colheita de 16,4 milhões de toneladas, a maior da história do Paraná, superando o volume recorde atingido no ano passado quando foram colhidas 15,83 milhões de toneladas de soja no Estado.

A estimativa é do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que divulgou na última sexta-feira (31) a pesquisa mensal da safra de grãos no Paraná, referente ao mês de janeiro de 2014. A pesquisa revela que deverão ser colhidas 22,7 milhões de toneladas durante a safra de verão, volume 3% inferior ao mesmo período do ano passado quando foram colhidos 23,5 milhões de toneladas.

O volume recorde de soja que será colhido no Paraná deve-se ao aumento da área plantada com a cultura que atingiu quase 5 milhões de hectares no estado, também considerada recorde. O produtor apostou na cultura, cujos estoques mundiais estão baixos e por isso a cotação do grão se mantém estabilizada em torno de R$ 61 a saca, considerado um preço atraente para os produtores.

CHUVAS – Segundo o chefe da conjuntura do Deral, Marcelo Garrido, o clima colaborou com o desenvolvimento da soja durante quase todo o ciclo de desenvolvimento das plantas, embora tenha ocorrido algumas localidades com déficit de chuvas durante o mês de dezembro. “Mas com o andamento da colheita, possíveis reduções de volume certamente serão diluídos pela safra total que será colhida no Estado”, afirmou. Até o momento, 4% da área plantada com soja já está colhida, informou o técnico.

Texto: Deral/Seab PR / Imagem ilustrativa

Compartilhe: