“Operação Dominus” realizada pela polícia militar resulta na prisão de 30 indivíduos em cianorte


O balanço da Operação Dominus, esforço conjunto da Polícia Militar e do Ministério Público contra o tráfico de drogas no Noroeste do estado, contabiliza 30 prisões (das quais oito são contra presos que já estão no sistema carcerário), duas armas de fogo e quase um quilo de drogas apreendidas.

A ação policial teve início por volta das 06:30 horas desta quarta-feira (30/01) e contou com o emprego de 160 policiais militares para o cumprimento de 55 mandados judiciais (22 mandados de Prisão – sendo 12 por tráfico de drogas e associação ao tráfico e 10 por associação ao tráfico – e outros 33 de Busca e Apreensão, dos quais 03 foram em estabelecimentos comerciais.). Os quatro líderes da organização criminosa foram detidos durante a operação.

Participaram da operação conjunta com o Ministério Público 160 Policiais Militares, pertencentes à 5ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM) de Cianorte, 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Maringá, 7º BPM de Cruzeiro do Oeste, 8º BPM de Paranavaí, 11º BPM de Campo Mourão, 25º BPM de Umuarama, 3ª CIPM de Loanda, 9ª CIPM de Colorado e Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) de Londrina, além de equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), Pelotão de Choque e Canil.

As abordagens concentraram-se em Cianorte, mas nos últimos meses outras ações foram feitas no Noroeste e na região do Vale do Ivaí. “As apurações sobre o tráfico de drogas iniciaram-se há um ano e no decorrer das ações 16 pessoas já foram presas em outras etapas ao longo desse período. É um grupo que atuava principalmente em Cianorte, mas descobrimos ramificações em outras cidades como Umuarama, Cruzeiro do Oeste e Campo Mourão”, explicou o Chefe de Planejamento do 3º CRPM, capitão Roberto de França.

Dentre as 30 prisões feitas nesta terça-feira, quatro são de pessoas que controlavam os pontos de venda de drogas na cidade, e nove são de integrantes que já se encontravam na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Cianorte por conta do envolvimento com o tráfico de drogas e com associação ao tráfico.

Durante as abordagens as equipes policiais localizaram 464 gramas de maconha, 490 gramas de crack e 15 gramas de cocaína. Também foram apreendidas duas armas de fogo (uma espingarda e um revólver, ambos de calibre .38), 32 munições de calibres .40, .38 e .28, além de materiais para pesagem e embalagem das drogas (balança de precisão e pinos vazios). Também foram apreendidos faca com vestígio de entorpecente, notebook e celulares, além de objetos de procedência duvidosa e R$ 5.892,00 em dinheiro em notas trocadas.

“Todos os materiais aprendidos e os detidos estão sendo levados à 21ª Subdivisão Policial de Cianorte”, complementou o Comandante da 5ª Companhia Independente, capitão Cláudio Roberto Longo Silva, que citou ainda a colaboração do Ministério Público no andamento das investigações. “Com essa operação demonstramos que a Polícia Militar está alerta e agradecemos muito a população, já que muitas dessas apreensões foram frutos de denúncias anônimas surgidas através do telefone 190.”, destacou o Capitão.

A Promotora de Justiça Roberta de Almeida Said Coimbra também falou sobre a ação. “Essa operação conjunta foi deflagrada devido a suspeita de haver uma organização criminosa aqui em Cianorte e na região, voltada para o tráfico de entorpecentes. O que chama a atenção também é que há várias famílias envolvidas, a família inteira envolvida nessa associação para o tráfico”.

Após serem realizados os procedimentos necessários, os presos foram encaminhados, juntamente com as armas de fogo, munições, entorpecentes e demais objetos apreendidos até à Delegacia de Polícia Civil de Cianorte para serem adotadas as medidas da Polícia Judiciária.

AÇÕES

Vale salientar que a Operação Dominus teve início em janeiro de 2018, graças às denúncias realizadas pela população e informações colhidas pela PM, e desde a sua criação já obtivemos diversos resultados positivos. Destacamos: Desde o início da operação 16 (dezesseis) pessoas foram detidas (sendo 01 adolescente) e 08 (oito) destes presos estão entre os 22 (vinte e dois) indivíduos com Mandados de Prisão, além de diversos ilícitos apreendidos.

A 5ªCIPM também divulgou os resultados de ocorrências registradas em 2018 que colaboraram para a realização da Operação Conjunta realizada nesta quarta-feira (30); confira a seguir:

Em 16 de Maio de 2018, uma ação resultou na prisão de uma pessoa, além da apreensão de 03 coletes balísticos, 01 revólver Taurus calibre .38, munições, tornozeleira eletrônica, anotações e apetrechos comuns ao tráfico de drogas apreendidos. No dia 10 de Junho de 2018, duas ações resultaram na prisão de quatro pessoas, além da apreensão de maconha, cocaína, crack, 1068 pinos, dinheiro e apetrechos comuns ao tráfico de drogas.

Em Julho de 2018 foram três ações: no dia 21/07 02 pessoas foram presas com cocaína. No dia 24 outras duas pessoas foram presas com um quilo de cocaína e um veículo Ford Fusion que apreendido; Já no dia 31, duas pessoas foram presas com apreensão de crack e maconha.

A última ação vinculada a Operação foi registrada em 05 de Dezembro de 2018, quando duas pessoas foram presas, resultando ainda na apreensão de crack, maconha, uma arma de fabricação caseira e eletroeletrônicos.

DOMINUS

O nome da operação foi escolhido, segundo o capitão Claudio, por conta da maneira que os líderes do grupo atuavam e se intitulavam “donos” dos locais onde havia de comércio de drogas no bairro Seis Conjuntos, em Cianorte. “A ação foi uma resposta das forças de segurança pública para desmantelar a atuação dessa organização criminosa”, apontou. (Com informações da Assessoria de Comunicação da 5ª Companhia Independe da Policia Militar e da Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Paraná)

Clique para ampliar as imagens. Girar o celular na horizontal faz a imagem ficar em tela cheia.
Compartilhe: