ODONTOLOGIA PARA O IDOSO

Várias pesquisas mostram que a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado, e consequentemente, cada dia mais idosos com mais de 60 anos procuram tratamentos para a saúde oral e estética, desde uma simples profilaxia à tratamentos que envolvem reabilitações complexas.

Um dos desafios da odontologia atual e futura será conviver com pessoas de idade avançada e com todos os dentes. Isso é reflexo dos tratamentos atuais que buscam primeiramente a prevenção e com isso, a longevidade dos dentes aumentam. Diferente do equivocado conceito antigo de quer o idoso perder os dentes é “normal” ao longo da vida, devemos educar a população e motivar para que todos cheguem à terceira idade com todos os dentes e uma saúde bucal que traga qualidade de vida.

O Cirurgião Dentista frente a esses dados deve ter conhecimento sobre as alterações que ocorrem em virtude do envelhecimento do organismo, conhecer as doenças que afetam os idosos, alterações sistêmicas, psico-social, conhecer as principais alterações bucais, medicamentos que esses pacientes utilizam e saber de suas necessidades e expectativas.

Nós sabemos que a odontologia do passado era muito extracionista, e com isso, o paciente idoso, apresentava muitas perdas dentárias, muitas próteses e alteração no tecido ósseo de suporte. Assim sendo, vem se tornando comum recebermos pacientes para tratamento ortodôntico auxiliar de preparação para futuro tratamento reabilitador como implantes e próteses.

Portanto, o tratamento ortodôntico pode ser uma intervenção viável na odontogeriatria, desde que bem planejado e realizado com objetivos precisos, forças suaves, considerando as limitações de cada caso e respeitando as características de cada pessoa, pois esses pacientes têm uma dificuldade em tolerar o uso dos aparelhos por longos períodos.

Outra área de muita atuação nos dias atuais é a implantodontia, na qual as perdas dentárias são solucionadas através dos implantes. Desde os casos de pequenas perdas dentárias às perdas totais, a reabilitação com prótese sobre implantes tem resolvido casos com sucesso, trazendo os pacientes novamente ao prazer de comer sem receios e com o rejuvenescimento da face.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: