Nutricionistas da Alimentação Escolar apresentam pesquisas em congresso nacional

nutricionistasConhecido como o mais abrangente evento científico da especialidade médica que estuda as crianças e suas doenças, o Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorre bianualmente, teve sua 38ª edição realizada na última semana, entre os dias 10 e 14 de outubro, em Fortaleza/CE, onde reuniu cerca de sete mil profissionais ligados à saúde infantil. Entre os participantes, as duas nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar da Prefeitura de Cianorte, Elimary Francelino e Fabiana Garcia, apresentaram o resultado de pesquisas efetuadas na rede municipal de ensino, bem como em cidades da região.

Dois dos trabalhos – de um total de três – intitulados “Estado nutricional de escolares dos Centros Municipais de Educação Infantil: Estudo longitudinal” e “Prevalência do perfil nutricional das Escolas Municipais: Estudo longitudinal”, possuem a finalidade de embasar o planejamento de ações em saúde, como a prevenção de doenças, nas intuições de ensino. Já o terceiro, “Prevalência de aleitamento materno exclusivo até a idade de seis meses e introdução precoce da alimentação complementar”, compôs um evento simultâneo ao congresso, o 1º Simpósio Brasileiro de Aleitamento Materno e apresentou uma pesquisa realizada em oito municípios da região (Cianorte, Jussara, Japurá, São Manoel, São Tomé, Terra Boa, Tapejara e Tuneiras do Oeste).

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, prestou elogios às nutricionistas. “É muito satisfatório contar com profissionais que se dedicam à pesquisa, à busca de soluções e ao aprimoramento do conhecimento. A participação em um congresso como esse, renomado e de âmbito nacional, proporciona, além da ampla divulgação das ações realizadas em nosso município, o acesso a um aprendizado valioso e experiências exitosas de outras cidades, que podem fundamentar inovações em nossa gestão”, disse, destacando que a participação no evento foi custeada de modo particular.

Compartilhe: