Núcleo Regional de Educação de Cianorte celebra os 70 anos da SEED

DSC_0117Na manhã da última segunda-feira (23), foi a vez de Cianorte a região participarem do calendário estadual de comemorações alusivas aos 70 anos de criação da Secretaria de Estado da Educação (SEED). O evento foi realizado nas dependências do CEEP de Cianorte, contando com a presença de diversas autoridades, entre elas a chefe de gabinete da SEED, Creusa Santos Borges Abdala e a Superintendente da Educação, professora Ines Carnieletto, que na ocasião representou a Secretária de Estado da Educação, Ana Seres Trento Comin.

Também prestigiaram o evento e foram recepcionados pela chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), professora Yolanda Cristina Rodrigues Oliveira e toda a sua equipe, o prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno, a secretária municipal de Educação de Cianorte, professora Maria Neuza Casassa. O deputado estadual Jonas Guimarães não pôde estar presente no evento em virtude de compromissos na capital paranaense, e foi representado pelo assessor parlamentar e ex-prefeito de Jussara, Buguê.

O evento também foi engrandecido com a presença de prefeitos, secretários municipais, diretores e professores da região e de estabelecimentos de ensino de Cianorte. Todos foram recepcionados com um café da manhã, regado com o toque musical da Orquestra de Viola Caipira de Cianorte.

A superintendente da SEED, Inês Carnieletto, fez uma breve retrospectiva da trajetória da SEED e prestou agradecimentos. “A revisão da história nos permite remontar os aspectos sociais e leva a compreensão dos fatos e das perspectivas legais da democratização do ensino. No início, a educação não era um direito de todos. Hoje, o Paraná assegura o acesso a mais de um milhão de estudantes, com mais de 100 mil profissionais vinculados à SEED, que contribuem para a qualidade do ensino em 2.144 escolas, que contam, ainda, com merenda, transporte e material didático. Assim, salientamos nossa gratidão a todos os que compuseram a SEED nesses 70 anos, sejam conhecidos ou anônimos, mas nunca esquecidos, pois deixaram sua colaboração ao ensino cidadão e à educação de qualidade”, disse.

Nesse sentido, a chefe do NRE de Cianorte, Yolanda Cristina Rodrigues Oliveira, discorreu sobre excelência no ensino e comprometimento com a educação. “Temos um trabalho realmente árduo mas recompensador, a educação é um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais justa. Queremos deixar aqui também nossas homenagens aos ex chefes do nosso Núcleo de Cianorte, que também fizeram um grande trabalho pela educação”, afirmou.

Em seguida, ambas receberam, das mãos do assessor e representante do deputado estadual Jonas Guimarães, Buguê, menções honrosas da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). “Em nome do deputado Jonas Guimarães, deixamos nossos votos de estima à Secretária Ana Seres e à Chefe do Núcleo de Cianorte, Yolanda, pelo trabalho corajoso e árduo que prestam em prol da educação das nossas crianças, jovens e adultos”, disse Buguê.

O prefeito Bongiorno, por sua vez, prestou elogios. “A educação é uma área que muito me admira. São pessoas dedicadas à evolução de outras pessoas. São profissionais que lidam com desafios diários, como, por exemplo, garantir a assimilação do conhecimento, cativar o aluno, inovar o ensino frente à tecnologia e à internet, entre outros. Por isso, presto nosso reconhecimento aos professores e a todos os que se dedicam à educação”, destacou.

A mesa de honra também foi composta pela secretária municipal de Educação e Cultura de Cianorte, Maria Neuza Casassa; pela diretora do CEEP, Claudete Jacomini; pela integrante da APMF do Colégio Estadual Primo Manfrinato, Léia Bandeira; pela pedagoga do Colégio Estadual 11 de Abril (Tapejara), Flávia Regina; e pelo representante do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Caio Mário Moreira, Bruno Fernando Ribeiro. A ocasião contou com a presença dos prefeitos Océlio Ferreira Leite, de São Tomé, e Bóia, de Tuneiras do Oeste, além de secretários, diretores e profissionais de toda região.

O evento também celebrou a história do NRE de Cianorte, fundado em 1984, com homenagens aos seis ex-chefes: Izaura Aparecida Tomarolli Varella, Irraimo Fancelli, José Neiro Bego, Pedro Edgar Moreno Aguilera, Sergio Murilo Loureiro e Claudete Jacomini. Estiveram presentes na solenidade: Professora Izaura Aparecida Tomaroli Varella (outubro de 1985 a junho de 1989); Professor Iraímo Fanceli (julho de 1989 a dezembro 1989); e Professora Claudete de Fátima Maria Jacomini (abril de 2005 a dezembro de 2010).

Na ocasião também foi exibido um curta-metragem produzido pelo NRE de Cianorte, com alguns capítulos da história do Núcleo e de algumas de suas instituições de ensino. Também foi realizada a entrega da premiação referente ao concurso Criando em Sala de Aula, na qual os alunos foram motivados a expressarem num desenho a história da Secretaria de Estado da Educação. E dentre os trabalhos encaminhados para o NRE de Cianorte, o escolhido foi o desenho do aluno  Franklin Galhardo de Oliveira do 2º ano do Col. Est. Helena Kolody, município de Terra Boa.

O trabalho foi realizado na aula de Arte, momento em que a professora lançou a ideia de resgatarmos por meio de imagem, utilizando a técnica sombras, a educação paranaense, destacando a nossa visão de como esta vem sendo trabalhada nos últimos anos.

Na sequência, também foi entregue o certificado de premiação à diretora do Colégio Estadual Caio Mário Moreira, de Cianorte, por ter obtido a maior nota regional no Prêmio Gestão Escolar, do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), cujo objetivo é estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com uma aprendizagem de qualidade, valorizando as escolas públicas de educação básica que se destacam por iniciativas, experiências inovadoras e bem sucedidas na melhoria da aprendizagem dos estudantes.

O evento também contou com apresentações artísticas dos estudantes do Colégio Estadual 11 de Abril de Tapejara, que dançaram o Xote das Meninas de Luiz Gonzaga, além da performance do coral do Colégio Estadual Helena Kolody de Terra Boa, que emocionou todos os presentes. Uma placa comemoração também foi descerrada para eternizar a solenidade, registrando-a para as próximas gerações. Ao final da solenidade comemorativa, todos os diretores presentes, bem como as representantes da SEED foram presenteadas com mudas de Ipês Amarelos, um dos símbolos de Cianorte. (Com informações das ASCOM PMC e NRE)

FOTOS: ASCOM PMC/NRE/DEJG

seed70g seed70f seed70e SEED70D SEED70C SEED70B SEED70A SEED70 DSC_0097

Compartilhe: