Novos conselheiros tutelares tomam posse em Cianorte

conselho-novo01Eleitos pela população em novembro do ano passado, os cinco novos conselheiros tutelares de Cianorte, que atuarão no quadriênio 2016/2020, tomaram posse ontem (10), na sede do Centro Social Urbano.

Com a participação de antigos conselheiros tutelares, membros da Secretaria de Bem Estar Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da comunidade, os novos conselheiros firmaram o seu compromisso de trabalho.

Dos 46 candidatos que disputaram o cargo, foram eleitos Maria Salomé Cordeiro, Gilberto Galante, Aldemir José de Freitas, Danyela Barros Vasconcelos Silva e Ocimar Aparecido Flores. Na função assumida, eles desempenharão atividades na defesa da Rede de Proteção e Garantias dos direitos das crianças e adolescentes, prestando atendimento ao público de 0 a 18 anos (incompletos) em situação de risco.

“Para mim a posse de hoje é um momento único, já que enxergo o Conselho Tutelar como o maior órgão na defesa dos direitos da criança e do adolescente no município”, comentou a chefe da Divisão dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Cristina Bertoli Pires, que na ocasião esteve representando o prefeito Bongiorno, que se colocou a disposição dos novos membros do órgão.

De acordo com Maria Cristina, a atual administração tem demonstrado um grande cuidado com esses indivíduos dignos de defesa prioritária. “Tanto que foi criada a Divisão em que atuo [dos Direitos da Criança e do Adolescente], em 2013, para trabalhar diretamente nesse sentido, bem como a Prefeitura direcionou para o Conselho Tutelar um novo local, na região central, para o trabalho. Nós avançamos muito nos últimos anos, mas temos muito ainda a melhorar. E para isso contamos com os novos conselheiros”, contou.

“Ser Conselheiro Tutelar não é profissão, é missão. E nós sabemos da necessidade que nossa cidade possui de ter um órgão atuante e comprometido que defenda a criança e o adolescente. Desejo que todos tenham muita coragem e força para encarar os diversos desafios que virão pela frente”, comentou a presidente em exercício do CMDCA, Lilian Litwinczuk.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: