NÓS TEMOS MUITOS MOTIVOS PARA SORRIR

Sabemos que muitas pessoas não liberam um sorriso pelo fato de terem uma saúde bucal debilitada ou não estarem satisfeitos com a estética do sorriso. A autoestima e o cuidado com a saúde bucal são importantes para a valorização dos relacionamentos profissionais, sociais e afetivos. Muitos são os casos em que a vergonha de sorrir afeta a vida das pessoas em seu cotidiano.

Em nossa realidade atual, sabemos que problemas dentais de ordem estética, podem tornar a pessoa complexada e atrapalhar seu convívio social, passando uma imagem insegura. Por esse motivo é fundamental cuidar da aparência dos seus dentes, pois, isso pode elevar de forma surpreendente sua autoestima.

Um sorriso pode denunciar sua idade e ainda modificar a aparência da face, porque com o passar dos anos, os dentes acabam sofrendo alterações em seu desenho original, devido a desgastes normais ou não, e que modificam a mastigação e adianta o processo de flacidez dos músculos faciais.

Com o avançar da idade e hábitos adquiridos durante a vida, os desgastes por abrasão e bruxismo vão modificando nossa mordida. Para analisar a idade do sorriso, pode se observar o quanto os dentes superiores aparecem em repouso durante uma conversa. Sorriso envelhecido expõe mais os dentes inferiores que os superiores, pois os lábios descem em razão da flacidez facial.

Atualmente, existe uma grande quantidade de materiais e técnicas que facilitam o planejamento estético e proporciona um sorriso natural às pessoas. Por exemplo, as lentes de contato, as facetas de porcelana ou de resina conseguem transformar um sorriso, dando um aspecto mais jovial. Outro tratamento são os aparelhos ortodônticos para a correção de dentes mal posicionados, onde se pode conseguir um sorriso mais atraente.

O clareamento dental é outro recurso bastante usado para realçar o sorriso, seja pelo escurecimento natural da idade, por uso de medicamentos, por manchas de nicotina ou pigmentos contidos em alguns alimentos e bebidas.

A divulgação através dos meios de comunicação, e as próprias celebridades exibindo seus novos dentes, sempre bem alinhados e brancos, acabam por criar um estereótipo do padrão de beleza e do que deve ser seguido. Assim sendo, dentes bem cuidados podem significar uma pessoa bem-sucedida, preocupada com sua aparência, antenada com o mundo atual e, principalmente, com sua imagem, fundamental para os padrões de uma sociedade moderna.

Indiscutivelmente, os resultados dessas pesquisas não apenas confirmam o poder que o sorriso tem na vida de uma pessoa, mas como ele pode influenciar no sucesso e nas relações. Muitas passam a vida toda incomodadas com algum aspecto do sorriso, sem saber que pequenas mudanças nos dentes podem fazer grande diferença. Quando descobrem que o problema pode ser corrigido de forma bem simples e rápida, se perguntam por que não fizeram antes. As possibilidades de intervenção da Odontologia Estética permitem transformações surpreendentes do sorriso, que deixam o rosto mais jovem e bonito, procurando sempre garantir qualidade de vida, bem-estar e saúde do paciente.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse