No Noroeste, Sebrae/PR promove workshop para o setor de turismo


O setor do turismo é responsável por movimentar diversos segmentos da economia. No último ano, gerou quase 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de acordo com o Ministério do Turismo. Para capacitar e estimular o crescimento de empresas e também da área, o Sebrae/PR desenvolve nos dias 16 e 17, em Paranavaí e Umuarama, respectivamente, o Workshop Setorial de Turismo – Inovação, Tecnologia e Tendências. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Nos eventos, empreendedores que atuam em gastronomia, lazer, hospedagem e transporte, por exemplo, terão a oportunidade de debater e compartilhar experiências sobre as tendências e inovações com especialistas da área e empresários da região que são destaque no setor. A programação prevê palestra sobre tendências de consumo e inovação, talk-showsobre transformação digital, momento de networking entre os participantes e de compartilhamento de resultados.

Patrícia Albanez, coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, destaca que há muito potencial e oportunidades de crescimento para o segmento. Ela recorda que o Paraná figura entre os cinco principais destinos turísticos no Brasil. “É preciso ter em mente que quando falamos sobre turismo não estamos restritos apenas ao lazer. Estudos mostram que o maior fluxo de turistas que recebemos são aqueles que viajam por motivos de negócios ou eventos, caracterizados especialmente por executivos e representantes comerciais. E é de olhando também para este público que temos oportunidade de expansão, além do lazer”, explica.

Durante o workshop serão apresentados cases de empresas locais que se destacaram por inovar ou estar atentos às demandas dos clientes. A intenção é que estes exemplos sirvam de inspiração para aplicação de boas práticas em empresas de Paranavaí e Umuarama. “Pretendemos estimular um processo de implantação de melhorias, que ajude o empresário a agregar valor ao seu negócio, a ampliar a oferta de serviços e também a aumentar o ticketmédio de consumo entre os clientes”, complementa a coordenadora.

Paranavaí e Umuarama possuem uma rede de parceiros que atua para fomentar o segmento do turismo nas cidades e na região, como é o caso de Porto Rico, localizada na região de Paranavaí, e que recentemente institui com o apoio de lideranças e de empresários o Conselho de Desenvolvimento Turístico e Econômico de Porto Rico (CDTEP).

O Workshop Setorial de Turismo – Inovação, Tecnologia e Tendências acontece no dia 16, em Paranavaí, a partir das 7h30, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí. As inscrições podem ser feitas com a Jovana Fernandes, pelo telefone (44) 3424-5550. O evento conta com o apoio da Aciap, Aciap Jovem, Associação Comercial de Porto Rico (Acip), Prefeitura de Paranavaí, Prefeitura de Porto Rico, CDTEP, Senac, Território Encontro das Águas,Associações Comerciais e Empresariais do Noroeste do Paraná (Cacinpar), Rede de Turismo Regional (Retur), Consórcio Intermunicipal da Apa Federal do Noroeste do Paraná (Comafen) e Porto Rico Pura Vida.

No dia 17 a cidade de Umuarama recebe o evento, que acontece também a partir das 7h30, no escritório do Sebrae/PR. As inscrições podem ser feitas com Michele Carniel, pelo número (44) 3623-8107. Os parceiros locais que apoiam a iniciativa são a Prefeitura Municipal, Retur, Fecomércio PR, Senac, Sindicato dos Comerciários Varejistas de Umuarama e Região (Sindilojistas), Senar Paraná, Paraná Turístico 2026, Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), Convention and Visitors Bureau Umuarama (CVB) e Comtur Umuarama.

Fonte: Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Compartilhe: