Nishimori participa da solenidade de abertura das comemorações no IMIN 110


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/folha/public_html/wp-content/plugins/envira-gallery/src/Frontend/Shortcode.php on line 445

Warning: json_encode() expects parameter 2 to be long, string given in /home/folha/public_html/wp-content/plugins/envira-gallery/src/Frontend/Shortcode.php on line 449

O deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), Presidente da Comissão dos Festejos dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil participou nesta segunda-feira (12),da assinatura do Decreto de Lei Estadual das do IMIN 110 no Estado do Paraná, e do lançamento do Selo Comemorativo Oficial. A Solenidade contou com a participação do Governador, Beto Richa, juntamente com a Primeira Dama, Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, da vice-governadora, Cida Borguetti, do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, do Superintendente dos Correios, Paulo Kremer, do Secretário de Cultura, João Luiz Fiani, do Presidente da Aliança Cultural Brasil- Japão do Paraná, Hiroshi Kamiguchi, de Presidentes e representantes de Associações e entidades nikkeis do Paraná e demais autoridades.

O Cônsul, Hajime Kimura, exaltou o potencial econômico e o desenvolvimento do Paraná, e evidenciou que hoje o Brasil abriga cerca de 1,9 milhão de descendestes japoneses. O Paraná é o segundo estado da América Latina com o maior número de nikkeis, perdendo apenas para São Paulo, com 150 mil descendentes em solo paranaense. “O número de japoneses cresce a cada ano, porque cada vez mais empresas japonesas mostram interesse em se firmar no Paraná, que é um estado acolhedor e com economia forte”, afirmou o cônsul.

O Governador Beto Richa evidenciou que admira a cultura japonesa e agradeceu a contribuição dos pioneiros para o desenvolvimento do Paraná, “Nosso Estado deve muito à comunidade japonesa, que, com seu trabalho e valores, ajuda a construir o Paraná que hoje o Brasil admira”, afirmou. “São contribuições notáveis, como na agricultura que é a base da economia paranaense”.

Nishimori agradeceu o reconhecimento do governo à comunidade Nikkei do Paraná e disse a importância da comemoração “este é o momento de agradecer nação brasileira que tão bem recebeu os nossos imigrantes japoneses aqui no Paraná e ao mesmo tempo homenagear os imigrantes japoneses e pioneiros que ao mesmo tempo colaboraram muito com o nosso Paraná”.

O Parlamentar ainda explicou a intenção das comemorações “o principal objetivo é transmitir para as futuras gerações todos os ensinamentos e cultura milenar do Japão”. O parlamentar ainda ressaltou que durante todo o ano serão realizados mais de 180 eventos esportivos e culturais em comemoração aos IMIN 110 culminando com grande exposição na cidade de Maringá. A EXPO IMIN será realizada de 19 a 22 de julho, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, e contará com apresentações artísticas e culturais, gastronomia diversificada e exposições de tecnologia. A Solenidade de Abertura Oficial será realizada no dia 20 de julho às 18h com a presença confirmada da Princesa Mako e do Vice-Primeiro Ministro Taro Aso.

Fonte: ASCOM DFLN

Compartilhe: