Nem todas as pedras disponíveis no mercado são indicadas. Como escolher a pedra certa?

 

Todos nós sabemos quantas dúvidas aparecem no meio de uma obra. Qual material usar para fazer os móveis, qual a melhor tinta para pintar as paredes, qual o piso certo para cada ambiente, enfim. E você, sabe como escolher a pedra certa para sua cozinha, banheiro ou área externa? Não! Agente te ajuda, pode deixar!

 

Mármore:

É uma rocha natural proveniente do calcário, formada pela alta pressão, caracteriza-se por seus veios bem nítidos e suaves, é mais indicado para ambientes internos (revestimentos de parede, bancadas de banheiro, pisos, etc) e externos de baixo tráfego com algumas restrições podendo apresentar alterações de cor, pois sofre muito com as ações do tempo (sol, chuva, poluição). è também muito poroso, por isso menos indicado para bancadas de cozinhas por exemplo, pois além de possuir pouca resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego ele também mancha facilmente com vinagre, café, limão, gorduras, cigarro, jornal úmido, ferros, etc

O valor também pode variar bastante, você vai encontrar mármore de R$ 480 a R$ 1.200 o m².

 

Granito:

Essa é uma pedra ornamental muito conhecida, é natural e composta de mica, quartzo e feldspato, sua estética é marcante e imponente e transmite uma sensação de peso na decoração. Por suas características é muito utilizado por empresas para transmitir sobriedade e solidez. É um elemento frio que pode ser empregado tanto em ambientes internos como externos, bastante utilizado em pisos, bancadas de cozinhas, banheiros e revestimento de paredes. pois apresenta baixa porosidade e tem uma ótima resistência a desgastes, riscos e impactos. Sobre a desvantagem, as cores claras geralmente tende a ser mais porosas, se você optar pelo granito mais claro vai precisa fazer um limpeza diária para evitar manchas.

O valor pode variar bastante dependo da cor e da disponibilidade.

 

 

Quartzo ou Granito sintético:

O quartzo ou granito sintético são pedras industrializadas, compostas por 90% ou mais de quartzo e o restante de resina de poliéster para conectar as partículas, e ainda, pigmentos especiais. Desse modo, essa pedra possui dureza e resistência muito maiores do que o mármore e o granito. Ela é resistente a manchas e possui uma ampla gama de cores. É perfeito para ambientes internos para revestir paredes, piso, bancadas, móveis e outros. Uma grande vantagem de usar essa pedra como bancada é que ela tem baixa absorção de líquidos, sendo assim altamente resistente a manchas de café, vinho, suco de limão, azeite de oliva, vinagre, maquiagem e muitos outros produtos de uso diário, e possui ainda alta resistência a desgastes e propriedade antibacteriana. Porém tome muito cuidado com produtos a base de cloro, pois podem manchá-lo.

 

Bem! Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças e semelhanças entre essas pedras, pode ficar mais seguro e tranquilo com a sua escolha!

 

Compartilhe: