NÃO DÊ MOLE PARA AS DSTs NESSE CARNAVAL


Atentas ao tema, autoridades de saúde já começam a divulgação das campanhas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), cujos índices cresceram de maneira assustadora no país nas últimas décadas.

A preocupação deve existir no ano todo, mas no carnaval as campanhas se intensificam. Por exemplo, o número de casos de sífilis (doença sexualmente transmissível provocada por uma bactéria) vem aumentando no Brasil. Este ano, o Ministério da Saúde divulgou que o país vive uma nova epidemia de sífilis.

Tendo em vista que o Ministério da Saúde soltou um alerta geral para a proteção contra a sífilis no carnaval, vamos esclarecer algumas questões. A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que ataca principalmente os órgãos genitais, mas que também pode causar sérias lesões orais.

A principal forma de transmissão da sífilis é pelo contato sexual e por isso o uso da camisinha é a melhor arma de prevenção. Nos últimos anos, pesquisas revelam que o uso de preservativos tem diminuído no Brasil, principalmente entre a população jovem.

Saiba que as doenças graves não são transmitidas apenas por meio das relações sexuais, por isso, cuidado sair beijando a torto e a direito, como costuma acontecer em micaretas e festas de rua no carnaval.

O risco de contágio de uma série de patologias por meio do beijo é grande, já que boa parte da população carrega na boca bactérias e vírus potencialmente perigosos.

A bactéria que transmite a sífilis precisa de um local úmido para sobreviver, portanto talheres depois de limpos e secos dificilmente transmitiram a doença. Por outro lado, escovas de dente podem ter o potencial de transmitir a doença desde que sejam compartilhados em pouquíssimo tempo para manter as bactérias viáveis para realizar a infecção.

Logo, o cirurgiãodentista tem o importante papel no diagnóstico e controle da sífilis através da identificação dos seus sinais e sintomas, orientação ao paciente, suporte ao tratamento e acompanhamento do caso.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: