Municípios debatem convênio para o acolhimento institucional de crianças e adolescentes

Os representantes dos municípios que pertencem à Comarca de Cianorte, que também responde por Indianópolis, Japurá, Jussara e São Manoel do Paraná, se reuniram na manhã dessa terça-feira (24), para discutir o novo convênio de auxilio à manutenção do acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Desde o início da semana, o serviço passou a operar na modalidade Casa-Lar, sob a administração da empresa terceirizada Aldeias Infantil SOS.

Até então, o modelo utilizado era o abrigo. “A mudança que realizamos buscou, sobretudo, oferecer às crianças e adolescentes, que já se encontram em uma situação delicada de risco social e pessoal, um ambiente mais receptivo capaz de estimular relações mais próximas de um ambiente familiar. Assim, é preciso pactuar um novo acordo entre os municípios para ofertar o serviço”, explicou a secretária de Assistência Social de Cianorte, Marlene Benalia Bataglia.

Durante o encontro, o debate se concentrou, basicamente, nas formas de custeio dos serviços. “As negociações buscam atender aos interesses de todos os municípios da maneira mais justa possível, de modo a não onerar os menores e a garantir que todos que precisam desse acolhimento sejam atendidos”, disse o prefeito de Cianorte, Bongiorno. A ocasião também contou com a presença do promotor de justiça, Carlos Henrique Soares Monteiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: