Mobilização garante benefícios para o vestuário de Cianorte

IMG_7902

O setor do vestuário de Cianorte e do Paraná em geral, acaba de ser beneficiado por duas medidas do governador Beto Richa, que atenderam reivindicação levada até ele pelo vice-prefeito Beto Nabhan, que representava o prefeito Claudemir Bongiorno, em reunião agendada pelo deputado estadual Jonas Guimarães no início de abril deste ano.

Na ocasião, Beto Nabhan expôs ao governador as dificuldades do setor de confecções por conta da carga tributária, que reduz a competitividade da indústria e a oferta de empregos. Após análise da situação, o governador assinou o decreto 7.164, que introduz alterações no Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias, o qual fica acrescentado no percentual equivalente a 12% nas operações interestaduais com destino a contribuintes localizados no estado de São Paulo. Com isso, as confecções de Cianorte com emissões de vendas para São Paulo têm alíquota zero, ou seja, estão isentas do pagamento do tributo.

A segunda medida atendeu uma reivindicação antiga do setor de confecções: a isenção do ICMS para os mostruários. “A operação de remessa e retorno de peças de mostruário é muito utilizada por empresas que atuam no mercado atacadista e não tem valor comercial, servem exclusivamente para apresentar as peças aos clientes” explicou Nabhan, destacando que o governador entendeu que as peças de mostruário não poderiam ser tributadas e que a isenção do ICMS neste caso beneficiaria todo o Estado.

Para o presidente do Sinveste e chefe da Divisão do Vestuário, da Secretaria de Indústria e Comércio de Cianorte, Wilson Becker, esses incentivos são de suma importância, visto que a cadeia do vestuário é uma das mais impactadas tanto pela guerra fiscal, quanto pela concorrência com produtos importados. “São um importante estímulo para a geração de novos investimentos no setor, além de colaborar para a manutenção de empregos”, disse.

O vice-prefeito fez questão de destacar o empenho do deputado Jonas Guimarães, “que nos acompanhou na reunião com o governador, reforçando nossos pedidos, e tem nos dado todo apoio na busca de melhorias para o setor de confecções”, afirmou.

Texto e foto: Ascom Sinveste

Compartilhe: