Ministro da Educação participa de aula inaugural de curso de medicina em Campo Mourão (PR)

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou nesta segunda-feira, 19, da aula inaugural da primeira turma do curso de medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, no Paraná. A instituição venceu o Edital nº 06/2014 da chamada pública de mantenedoras para implantação de novos cursos de graduação em medicina no país, tendo promovido o primeiro vestibular em dezembro de 2017. Com oferta de 50 vagas, foram registrados cerca de 1,4 mil candidatos de 12 estados.

Um dos aspectos mais importantes da evolução da educação brasileira diz respeito à possibilidade de termos cursos de nível superior hoje, em áreas tão expressivas como a medicina, nas cidades que não sejam capitais” disse Mendonça Filho durante a aula inaugural. “Campo Mourão é a expressão dessa nova realidade. As condições de ensino aqui são diferenciadas e importantes para a formação de todas as profissões, especialmente a médica.”

A abertura de novos cursos foi autorizada por meio do primeiro ato de credenciamento e autorização dos cursos de medicina assinado em agosto de 2017. O instrumento visa suprir a demanda por mais profissionais de saúde, bem como pela interiorização da formação médica. Foram autorizados, na ocasião, 11 novos cursos que, juntos, vão ofertar 710 novas vagas, entre as quais, as já preenchidas em Campo Mourão. O edital completo prevê um total de 2.305 vagas a serem abertas em todo o país, até a conclusão das 36 autorizações previstas.

A reitora do Centro Universitário Integrado, Maria Conceição Baer, destacou a preocupação da Universidade com a qualidade do curso a ser oferecido e destacou o refinado processo de seleção a que foram submetidos pelo MEC. “Nossa maior honra é estarmos aqui hoje, é um marco histórico”, disse. “Fomos avaliados pelo MEC e não foi fácil, mas conseguimos e vamos em frente. Vamos fazer um excelente curso de medicina.”

Futura aluna do curso, Larissa Luiza é do interior do Paraná e comemora poder realizar o sonho de cursar medicina perto de casa. “É uma coisa muito boa e esse curso vai trazer, além da formação para nós, a oferta de novos profissionais para esta região.” O desejo dela é seguir pela pediatria.

Previamente ao edital, o MEC fez uma consulta ao Ministério da Saúde (MS) para identificar municípios aptos a receber os novos cursos de medicina. Entre os critérios levados em conta, destacam-se a necessidade da região, a infraestrutura das instituições de ensino e a relação de número médicos/habitantes. Além disso, era requisito que os municípios concorrentes tivessem pelo menos um hospital com mais de 80 leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) e com potencial para se tornar instituição de ensino.

O curso de medicina de Campo Mourão foi possibilitado a partir do primeiro edital”, observou Mendonça Filho. “Temos ainda um edital que contempla as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nós mais do que dobramos nos últimos cinco anos a oferta de vagas em cursos de medicina, o que é absolutamente suficiente tendo em vista os parâmetros definidos pela Organização Mundial de Saúde”, declarou. “Formar um médico exige competência, qualidade, e que esse profissional tenha as condições para cuidar de outras pessoas. Temos o cuidado da boa formação. O propósito de ampliar a oferta de vagas de medicina não pode ser confundido com uma iniciativa que vai depreciar a boa formação médica já tradicional do nosso país”.

PROJETO – No caso do curso de medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, o projeto pedagógico se apresenta centrado no estudante como sujeito da aprendizagem – que, de acordo com a universidade, é orientada às necessidades de saúde da comunidade. O Grupo Educacional Integrado de Campo Mourão existe há 30 anos. No âmbito do Centro Universitário Integrado, são oferecidos 22 cursos de graduação presencial e 13 cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Atualmente, a instituição tem mais de 4,5 mil alunos de graduação e pós-graduação.

FONTE: ASCOM Ministério da Educação

Compartilhe: