• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


24 de novembro de 2017

8:55

Mercado de olerícolas é debatido com especialistas

Publicado em 30 de agosto de 2016

logo-rural

O Simpósio de Especialização Agronômica será realizado na próxima sexta-feira (2), em Curitiba, com o tema Olericultura. O encontro acontecerá das 8h às 15h45, no anfiteatro do Bloco Didático do Setor de Agrárias da Universidade Federal do Paraná – UFPR, na Rua dos Funcionários, 1540.

O zootecnista Éder Eduardo Bublitz, diretor técnico da Centrais de Abastecimento (Ceasa) do Paraná abrirá o encontro com o tema Tendências de Mercado de Olerícolas.

Ele vai apresentar as ações desenvolvidas em parceria com os agricultores e permissionários atacadistas nos cinco mercados das Ceasas no Paraná. “Além das ações de práticas de comercialização, também buscamos modernizar nossos trabalhos e estruturas de funcionamento”, diz Bublitz.

No início de agosto o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, divulgou novo diagnóstico do segmento no Estado. A produção de hortigranjeiros ocupa 120,8 mil hectares e resulta em 3 milhões de toneladas de produtos por ano.

O faturamento bruto do setor para os produtores é de R$ 4,09 bilhões, que confere uma participação de 5,3% no Valor Bruto da Produção – VBP. A secretaria projeta elevar essa participação para 11% do VBP.

A produção de frutas, legumes e verduras é um dos setores da agropecuária paranaense com importante potencial para elevar a renda na propriedade e em circulação no Estado. “O setor tem uma ótima oportunidade de diversificação na propriedade e ainda de novos negócios que podem surgir para os pequenos e médios produtores”, avalia o diretor da Ceasa Paraná.

Outro fator importante, segundo a avaliação de Bublitz, é a oportunidade de ampliação de renda dos agricultores, em função do sistema de ciclo curto de plantio e presente durante o ano todo.

EXPERIÊNCIAS – Outras cinco palestras acontecem na sequência, envolvendo técnicos, agricultores e professores ligados ao ensino e produção de hortigranjeiros. Às 10h, a consultora do Sebrae Paraná, Gisele Crube, falará sobre Oportunidades e Perspectivas para Produtos Minimamente Processados. Às 11h, será a vez do representante da empresa Marfil Alimentos Agroecológicos, José Antônio Marfil, abordar o tema Produção Agroecológica na Visão de um Produtor Rural.

O encontro recomeça às 13h30 com Andres da Silva, da empresa Eacea, especializada em estufas agrícolas. Ele vai falar sobre Introdução ao Manejo Hidropônico de Olerícolas. Às 14h30 a engenheira agrônoma Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, professora do Departamento de Patologia Básica, do Setor de Ciências Biológicas, da UFPR, tratará de Perspectivas do Manejo Integrado de Pragas – MIP em Olerícolas.

Fechando as palestras, às 15h45, a engenheira agrônoma Elisangeles de Souza, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), tratará dos trabalhos realizados sobre Certificação e Rotulagem para Olerícolas.

A organização do simpósio é da Semear Consultoria Júnior – UFPR, empresa júnior do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Paraná. A Semear tem a finalidade de conciliar ensino, pesquisa, extensão e desenvolver o empreendedorismo nos alunos participantes dos encontros técnicos.

Texto: AE-PR

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais