Maucir Marcuz utiliza a tribuna livre da Câmara Municipal

Na sessão ordinária da última segunda-feira (06) – conforme requerimento 201/2019, de autoria do vereador Silvio Fernandes (Silvio do Pátio) – utilizou a tribuna livre, o chefe da 26ª Ciretran de Cianorte, Maucir Marcuz, a fim de explicar sobre as ações do Movimento Maio Amarelo 2019, cujo tema é: ‘No Trânsito, o Sentido é a Vida’.

Primeiramente, Maucir explicou as origens e o porquê Maio Amarelo. “Em 11 de maio de 2011, a Organização da Nações Unidas (ONU) decretou a ‘Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020)’. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Já o amarelo, simboliza atenção e advertência no trânsito”, salienta que campanha – é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito – está presente em 28 países.

De acordo ainda com o chefe da Ciretran local, no Brasil, a coordenação da campanha é do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que é uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país. Já nos estados, a responsabilidade é das Ciretrans, que, no Paraná, são 101. “O objetivo da campanha é colocar em pauta – para a sociedade – o tema trânsito, bem como estimular a participação da população, empresas, governos e entidades”, explica Maucir, que a conscientização é fundamental.

Por fim, Maucir Marcuz, destacou alguns dados importantes em Cianorte e no mundo. “São três mil mortes por dia no trânsito, ou seja, a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito – que representam o custo de US$ 518 bilhões por ano – é a principal causa de morte da faixa de 15 a 29 anos. Em Cianorte, são 58.950 veículos emplacados em 2019, durante o ano já houve 154 acidentes, desses 122 com vítimas”, alerta.

PRINCIPAIS AÇÕES DURANTE O MÊS DO MAIO

– Dia 18/05/2019 (sábado pela manhã) – Posto da Polícia Rodoviária: Alunos da Unipar e da Clínica de Olhos Guadalupe prestarão atendimento aos motoristas;

– Dia 30/05/2019 (quinta-feira), às 10h – Praça da Bíblia: Simulação de resgate com o Corpo de Bombeiros

26ª Ciretran

A 26ª Ciretran é responsável, além de Cianorte, pelas cidades de Japurá, São Tomé e Jussara.

Fonte: Diego Fernando Laska – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Cianorte

Compartilhe: