Material entregue às escolas reforça qualidade da merenda

Merenda

A Secretaria de Estado da Educação entrega nesta e na próxima semana às escolas da rede estadual – junto com a primeira remessa da merenda escolar – um kit que traz material com orientações para auxiliar os profissionais que atuam nas cozinhas escolares sobre os cuidados com a manipulação dos alimentos e atividades dentro das cozinhas. A ação faz parte do Programa Estadual de Alimentação Escolar, que prevê refeições com cardápio diversificado, que garantam a qualidade da merenda escolar nas escolas paranaenses.

O material de orientação entregue com a merenda contribui para reforçar os conhecimentos e técnicas dos profissionais que preparam as refeições. É o caso das cozinheiras Isaura de Barros Pinto e Cecília de Fátima Macedo, que trabalham no Colégio Arnaldo Busato.

No currículo das servidoras estão vários cursos como o específico para merendeira e manipulação de alimentos. “Nós precisamos estar sempre nos atualizando e buscando novas informações e esse material vai contribuir para reforçar esse conhecimento adquirido ao longo dos anos”, disse Cecília.

VARIEDADE – No colégio, que atende alunos do ensino fundamental, médio e profissional, são servidas 800 refeições diariamente. As merendeiras garantem: o cardápio é variado todo dia. O menu inclui arroz, feijão, carnes, saladas, moqueca de peixe, farofa, suco, frutas e pudim de leite. “Às vezes, os estudantes dão uma dica ou outra do que querem comer e a gente acaba acatando”, revelou Isaura. “Fazemos com amor e carinho como se fosse para nossa família”, disse Cecília.

ENTREGAS – A entrega dos produtos acontece simultaneamente nas 2,1 mil escolas estaduais. São aproximadamente 2 toneladas de alimentos com um investimento de R$ 9 milhões. Na segunda-feira (29), as escolas vão receber a primeira remessa de carnes de frango, bovina, suína e filé de peixe.

Neste ano, serão destinados R$ 100 milhões para a aquisição de alimentos para a merenda escolar. O investimento é parte do Programa Estadual de Alimentação Escolar, que prevê refeições com cardápio diversificado, pois assim os estudantes terão todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

A lista de alimentos entregues as escolas contemplam mais de 150 itens divididos em três grupos: produtos não perecíveis, entregues quatro vezes por ano as escolas; alimentos congelados (carnes e peixes), entregues a cada 15 dias; e os alimentos da agricultura familiar, que são encaminhados semanalmente às escolas.

Texto : AE-PR / Foto: Henderson Alves

Compartilhe: