Maringá inaugura o polêmico Contorno Norte

contorno norte

Será inaugurado amanhã em Maringá (a aproximadamente 65km de Cianorte) o Contorno Norte. A obra tem 17,6 quilômetros e foi feita com investimentos de R$ 412 milhões. A via na BR-376 liga Sarandi com a saída para Paranavaí, tirando de dentro de Maringá o tráfego pesado de caminhões e agilizando a rota em pista duplicada para os motoristas em viagem. Há menos semáforos que na avenida Colombo, via utilizada atualmente pelos motoristas.

A obra foi polêmica chegando a ficar parada. Houve suspeita de desvios de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e fiscalização por parte da Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União (TCU) e Polícia Federal.

As obras começaram em 2008, foram paralisadas em 2012 e retomadas em setembro do ano passado. O Contorno Norte é formado por 12 passarelas, 14 viadutos, três pontes, entre outros.

Além da parte financeira, a obra também foi questionada em uma pesquisa do Observatório das Metrópoles, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sobre o impacto e segregação sócioespacial nos bairros por onde o contorno passa.

A inauguração está prevista para as 9h30 com presença de ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do ministro dos Transportes, César Borges, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), entre outros.

Andye Iore com informações e foto do DNIT.

Compartilhe: