Marialva se destaca por investimentos em soluções digitais

O município também fomenta desenvolvimento regional ao sediar, na próxima semana, a terceira edição do Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense

Marialva, distante apenas 17 km da cidade reconhecida nacionalmente como umas das mais inteligentes do país, Maringá, é exemplo de localidade que corre em direção ao futuro, por meio do investimento em tecnologia. Seu processo de informatização começou há dois anos, com o início da atual gestão – comandada pelo prefeito Victor Martini. O secretário municipal de Tecnologia da Informação, Diego Bassan, conta que o primeiro passo foi criar o departamento para dar início ao projeto Marialva Mais Digital. “Quando assumimos, não existia nada. O parque tecnológico estava parado havia 30 anos. Investimos mais de R$ 120 mil só na parte de servidores e periféricos, além da atualização das máquinas e de sistemas”.

Com a melhoria na infraestrutura, Bassan destaca a importância da implantação do Sistema Prefeitura 156 para receber as demandas da população. “Temos um controle muito grande, verificando onde estão os gargalos, permitindo uma gestão muito eficiente, tendo o cidadão também o controle dos chamados protocolados”, comenta.

Mas a Capital da Uva Fina, como é conhecida, chamou mesmo a atenção no universo das cidades digitais com o desenvolvimento do aplicativo para atender à comunidade esportiva marialvense, que acompanha em tempo real todos os detalhes das partidas de futebol na cidade de 34 mil habitantes. Segundo o secretário, mais de 40 times participam dos campeonatos locais. “O mesário atualiza em tempo real e, com isso, conseguimos reduzir muito as ligações para a Secretaria de Esporte e Lazer. Hoje o pessoal sai do campo sabendo de tudo o que está acontecendo. No momento aplicativo passa por melhorias, pois vamos transmitir ao vivo os Jogos da Juventude, em Julho”, ressalta Bassan, informando que novas modalidades também serão integradas à ferramenta, como vôlei, handebol e basquetebol.

O Marialva Esporte inclusive rendeu ao município o título de Projeto Inovador 2018, durante o 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado em Ponta Grossa. E por falar em apps, o Marialva Web também merece destaque: com ele, todos os munícipes que o baixaram recebem notificações em tempo real no celular com as notícias publicadas no site da Prefeitura.

PRÓXIMOS PASSOS

Marialva pretende ainda neste ano melhorar a comunicação local, com a interligação dos prédios públicos via fibra óptica. “Está em processo de negociação. Queremos disponibilizar internet nas unidades de saúde também, além de dois aplicativos que serão lançados ainda nesse ano, um para a Saúde e outro na área da Tributação”, adianta.

FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS

No próximo dia 27 de Junho, Marialva será sede do III Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Marialva, e que tem como objetivo reunir prefeitos, gestores públicos e vereadores para tratar de desenvolvimento socioeconômico a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). “Começamos a informatização da Prefeitura pelos eventos da Rede Cidade Digital. É importante para ver o que tem de novidade. Estamos evoluindo aos poucos”, frisa.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo endereço virtual forum.redecidadedigital.com.br. As vagas são limitadas. O III Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense tem o patrocínio ouro da CTMGEO, GOVBR, 1DOC, Inovadora, Softplan e InnovaCity; bronze da PlayTable, Linea Mídia, Compras BR e Ingá Digital, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Hotel Vinhedo e Restaurante Ichiban Marialva.

SERVIÇO

III Fórum de Cidades Digitais do Noroeste do Paraná

27 de Junho de 2019, em Marialva

Credenciamento: 8h

Abertura: 8h30

Local: Centro de Convivência do Idoso – Anexo ao CSU – R. João Gomes, 1-153 – Centro

Inscrições abertas e gratuitas para servidores públicos, academia e entidades:

forum.redecidadedigital.com.br/marialva

Informações pelo (41) 3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Rede Cidade Digital

Compartilhe: