• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


24 de novembro de 2017

9:02

Mais de mil atletas participam da Regional dos JEP’s

Publicado em 31 de maio de 2016

jogos

Reunindo mais de 1.200 atletas, dos 12 municípios vinculados ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cianorte, a Fase Regional da 63ª Edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) começou na última sexta-feira (27) em Japurá.

Contando com várias modalidades, o evento esportivo segue até a próxima quinta-feira, 2 de junho, quando serão definidos todas as campeãs e classificadas para a fase Macrorregional que deverá ser realizada entre os dias 15 e 19 de junho em local ainda a ser definido.

A abertura da Fase Regional dos JEP’s foi realizada no Ginásio de Esportes Frazattão com a presença dos atletas e professores das escolas dos municípios de: Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste; autoridades municipais e regionais e população em geral.

Além do tradicional juramento olímpico feito pelos alunos atletas, os presentes à abertura dos JEP’s puderam acompanhar uma belíssima apresentação artística da Companhia Sou Arte de Campo Mourão. Para os atletas

“Essa é uma realização para todos japuraenses que pela primeira vez recebe um evento dessa magnitude e especialmente para mim, só tenho a agradecer a todos que possibilitaram essa conquista para nossa comunidade.”, destacou o prefeito de Japurá Orlando Frazzato durante a abertura dos Jogos Escolares.

Vale destacar que os JEP’s tem por finalidade promover a mobilização da juventude estudantil em torno do esporte, detectar talentos esportivos, fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo dos participantes, estimular a participação dos estudantes com deficiência auditiva, física, intelectual e visual em atividades esportivas e contribuir com o desenvolvimento integral do aluno atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.

DEFINIDOS – Algumas modalidades já tiveram sua participação na fase regional dos JEP’s encerrada, como é o caso do Handebol, onde o a equipe feminina do Colégio Estadual Felisberto Nunes Gonçalves de Indianópolis garantiu a classificação para a Macrorregional no feminino A ao vencer a equipe do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros de Jussara por 21 a 08 no último domingo (29) e de quebra garantiu o tetra campeonato na competição.

Já no Masculino A, a equipe de Handebol do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros de  Jussara garantiu a classificação para a fase macrorregional após derrotar pelo placar de 30 a 26 a equipe do Colégio Estadual Castro Alves de Rondon.

O xadrez também definiu no final de semana os campeões e os classificados para a fase macrorregional nas modalidades rápido, relâmpago e convencional. Os atletas dos Colégio Estaduais Rui Barbosa e Emílio Menezes, ambos de Japurá, se mostraram superior e venceram nas classes Masculino e Feminino A e B nas três categorias.

O tênis de mesa também já definiu seus campeões durante o final de semana, na classificação geral o Colégio Estadual Rui Barbosa sagrado-se campeão no Feminino A, no Feminino B o grande campeão foi a equipe do Colégio Estadual 11 de Abril de Tapejara. Já no Masculino A o 1ª Lugar ficou com o Colégio Drummond de Cianorte, enquanto o no Masculino B o Campeão foi o Colégio Estadual Emílio de Menezes de Japurá.

ATLETISMO – As competições do atletismo foram realizadas em Cianorte, no último domingo (29) e nem mesmo a chuva atrapalhou o espírito esportivo dos participantes. Próximo ao meio dia, eram os atletas do salto a distância que estavam no Parque Olímpico. Se no chão o lamaceiro era visível, erguendo um pouco os olhos, enxergava-se o brilho de um sol inexistente no rosto de cada competidor. “Está até gostoso pisar nessa lama”, exclama um deles.

Se a animação estava em cada nome chamado, o estímulo ainda vinha das “arquibancadas”. Quem compete não vai embora não, fica ali, para gritar cada “Maria ou João”. Se o Patrik nem sabe em qual lugar ficou na competição, a Larissa já tem endereço certo para a medalha de primeiro lugar no salto à distância feminino A. Se para falar das notas que tem no Colégio Italecina Bittencourt ela tripudia, para reconhecer o seu merecimento nesses Jogos Escolares, não. E no final, com ou sem medalha, cada um à sua experiência, todos se juntam em um mesmo transporte coletivo e na mesma alegria.

Texto: Juliano Secolo com informações da Assessoria PMJ e de Samara Macedo da TV SEET / Fotos: Assessoria

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais