Mais de mil atletas participam da Regional dos JEP’s

jogos

Reunindo mais de 1.200 atletas, dos 12 municípios vinculados ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cianorte, a Fase Regional da 63ª Edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) começou na última sexta-feira (27) em Japurá.

Contando com várias modalidades, o evento esportivo segue até a próxima quinta-feira, 2 de junho, quando serão definidos todas as campeãs e classificadas para a fase Macrorregional que deverá ser realizada entre os dias 15 e 19 de junho em local ainda a ser definido.

A abertura da Fase Regional dos JEP’s foi realizada no Ginásio de Esportes Frazattão com a presença dos atletas e professores das escolas dos municípios de: Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste; autoridades municipais e regionais e população em geral.

Além do tradicional juramento olímpico feito pelos alunos atletas, os presentes à abertura dos JEP’s puderam acompanhar uma belíssima apresentação artística da Companhia Sou Arte de Campo Mourão. Para os atletas

“Essa é uma realização para todos japuraenses que pela primeira vez recebe um evento dessa magnitude e especialmente para mim, só tenho a agradecer a todos que possibilitaram essa conquista para nossa comunidade.”, destacou o prefeito de Japurá Orlando Frazzato durante a abertura dos Jogos Escolares.

Vale destacar que os JEP’s tem por finalidade promover a mobilização da juventude estudantil em torno do esporte, detectar talentos esportivos, fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo dos participantes, estimular a participação dos estudantes com deficiência auditiva, física, intelectual e visual em atividades esportivas e contribuir com o desenvolvimento integral do aluno atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte.

DEFINIDOS – Algumas modalidades já tiveram sua participação na fase regional dos JEP’s encerrada, como é o caso do Handebol, onde o a equipe feminina do Colégio Estadual Felisberto Nunes Gonçalves de Indianópolis garantiu a classificação para a Macrorregional no feminino A ao vencer a equipe do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros de Jussara por 21 a 08 no último domingo (29) e de quebra garantiu o tetra campeonato na competição.

Já no Masculino A, a equipe de Handebol do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros de  Jussara garantiu a classificação para a fase macrorregional após derrotar pelo placar de 30 a 26 a equipe do Colégio Estadual Castro Alves de Rondon.

O xadrez também definiu no final de semana os campeões e os classificados para a fase macrorregional nas modalidades rápido, relâmpago e convencional. Os atletas dos Colégio Estaduais Rui Barbosa e Emílio Menezes, ambos de Japurá, se mostraram superior e venceram nas classes Masculino e Feminino A e B nas três categorias.

O tênis de mesa também já definiu seus campeões durante o final de semana, na classificação geral o Colégio Estadual Rui Barbosa sagrado-se campeão no Feminino A, no Feminino B o grande campeão foi a equipe do Colégio Estadual 11 de Abril de Tapejara. Já no Masculino A o 1ª Lugar ficou com o Colégio Drummond de Cianorte, enquanto o no Masculino B o Campeão foi o Colégio Estadual Emílio de Menezes de Japurá.

ATLETISMO – As competições do atletismo foram realizadas em Cianorte, no último domingo (29) e nem mesmo a chuva atrapalhou o espírito esportivo dos participantes. Próximo ao meio dia, eram os atletas do salto a distância que estavam no Parque Olímpico. Se no chão o lamaceiro era visível, erguendo um pouco os olhos, enxergava-se o brilho de um sol inexistente no rosto de cada competidor. “Está até gostoso pisar nessa lama”, exclama um deles.

Se a animação estava em cada nome chamado, o estímulo ainda vinha das “arquibancadas”. Quem compete não vai embora não, fica ali, para gritar cada “Maria ou João”. Se o Patrik nem sabe em qual lugar ficou na competição, a Larissa já tem endereço certo para a medalha de primeiro lugar no salto à distância feminino A. Se para falar das notas que tem no Colégio Italecina Bittencourt ela tripudia, para reconhecer o seu merecimento nesses Jogos Escolares, não. E no final, com ou sem medalha, cada um à sua experiência, todos se juntam em um mesmo transporte coletivo e na mesma alegria.

Texto: Juliano Secolo com informações da Assessoria PMJ e de Samara Macedo da TV SEET / Fotos: Assessoria

Compartilhe: