Mais de 700 trabalhadores não retiram abono salarial na região

carteira trabalhoO Ministério do Trabalho divulgou uma lista com o nome de todos os trabalhadores que ainda não sacaram o Abono Salarial ano-base 2014. De acordo com as informações divulgadas, no Paraná 49.855 trabalhadores não sacaram o benefício no valor de um salário mínimo (R$ 880,00). Da região estão presentes na lista 792 trabalhadores de Cianorte, Cidade Gaúcha, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, Tapejara e Tuneiras do Oeste.

Para que os trabalhadores não perdessem o direito ao benefício, o prazo para o sacar o Abono Salarial foi prorrogado até 31 de dezembro, depois deste período o valor retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

QUEM TEM DIREITO

Tem direito ao benefício os empregados que receberam de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) até dois salários mínimos médios de remuneração mensal; tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano-base 2014; estejam cadastrados há pelo menos cinco anos e que tenham sido informados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais).

CONSULTA

Para saber se tem direito ao abono, o trabalhador pode ligar para o número 158, do Ministério do Trabalho. Também é possível obter informações na Caixa para quem recebe o PIS ou no Banco do Brasil para quem recebe o PASEP, pelos números 0800 726 0207 e 0800 729 0001.

Para consultar pela internet, é preciso acessar o link: trabalho.gov.br/abono-salarial/consulta-abono-salarial-por-nome-ano-base-2014. No local, é possível visualizar a lista dos trabalhadores que ainda não fizeram o saque, dividida por estado e município e em ordem alfabética. Outra alternativa é ir direto ao site abonosalarial.mte.gov.br/; nele o trabalhador precisa informar o CPF ou o número do PIS/PASEP e a data de nascimento.

Texto: Juliano Secolo / Imagem: Divulgação

 

Compartilhe: