Mais de 1,8 mil eleitores da região devem regularizar título

 

rgularizaçãoQuase dois milhões de eleitores do Brasil que deixaram de votar nas três últimas eleições poderão ter seus títulos cancelados, caso não regularizem sua situação junto ao cartório eleitoral. Na região de Cianorte são 1.878 eleitores nesta situação.

De acordo com a Justiça Eleitoral, para regularizar sua situação, os eleitores faltosos devem procurar os Cartórios Eleitorais até o dia 2 de maio, devendo apresentar um documento oficial com foto que comprove sua identidade, o título de eleitor e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou dispensa de recolhimento nos casos que houver divergência.

A Justiça Eleitoral alerta ainda que o não comparecimento para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará no cancelamento automático do título de eleitor, que deverá ser efetivado de 17 a 19 de maio deste ano.

A multa para regularizar o título é de R$ 3,51 para cada eleição em que a pessoa não tenha votado. Entre os prejuízos para o eleitor com o título cancelado estão alguns impedimentos como: inscrever-se em concurso publico; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público; participar de concorrência pública; obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada; obter Passaporte, Carteira de identidade e CPF; matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Os eleitores que tiverem o voto facultativo – 16 e 17 anos, maiores de 70 e analfabetos – e aqueles cuja deficiência torne impossível ou oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais não precisam se preocupar com o prazo do dia 2 de maio, já que as suas inscrições não estão sujeitas a cancelamento.

É importante destacar que cada turno do pleito é considerado uma eleição. Além disso, a Justiça Eleitoral não expede nenhuma notificação ao eleitor informando sobre a pendência no cadastro eleitoral.

Os eleitores que quiserem verificar sua situação junto a Justiça Eleitoral podem fazer isso através do site: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral. A consulta à situação eleitoral pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral. Na pesquisa pelo nome, o eleitor deve informar o nome e a data de nascimento; já pelo título eleitoral basta informar o número do documento. (Com informações da Assessoria TRE-PR)

Confira o número de eleitores da região que devem regularizar sua situação junto ao Cartório Eleitoral.

MUNICÍPIO                          ELEITORES
Cianorte                             900
Cidade Gaúcha                  179
Guaporema                        13
Indianópolis                      34
Japurá                                 61
Jussara                               69
Rondon                               88
São Manoel do PR            16
São Tomé                            52
Tapejara                            171
Terra Boa                          206
Tuneiras do Oeste             89
TOTAL                             1878

Texto: Juliano Secolo / Foto: Rafael Neddermeyer

Compartilhe: