Magistério cianortense conhece o novo Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

magisterio01Em Cianorte, na noite da última segunda-feira (13), no auditório do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) reuniu educadores, professores e coordenadores pedagógicos, tanto da Educação Infantil quanto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para transmitir informações detalhadas sobre o novo ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que, neste ano, está sendo desenvolvido no município desde outubro e tem como novidade o aumento de sua abrangência, contemplando, também, a Educação Infantil.

Esse foi o primeiro encontro presencial dos mais de 100 profissionais do magistério envolvidos com a formação, que puderam conhecer as diretrizes gerais do PNAIC, bem como conceitos da alfabetização e do letramento. “O objetivo é garantir que todos os estudantes da rede pública de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, reduzindo, assim, a distorção idade-série na Educação Básica; melhorando o Ideb e contribuindo para o aperfeiçoamento dos professores”, contou a diretora da SMEC e coordenadora local do PNAIC, Zilda de Assis.

“Por isso, agradecemos a cada profissional que aderiu ao Pacto e, assim, irá colaborar para a melhoria do ensino em nosso município”, disse a secretária da pasta, Maria Neuza Casassa. No total, a capacitação é composta por 100 horas de atividades, divididas em quatro eixos de atuação: a formação continuada para professores alfabetizadores; materiais didáticos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e gestão e controle de mobilização. A programação segue até maio de 2018, com um encontro presencial por mês, além de outras ações. (Texto e foto: ASCOM PMC)

 

Compartilhe: