Lions Clube Cianorte planta 80 árvores no bosque da Rainha da Paz

 

moringaAs árvores plantadas no último dia 23 de novembro no bosque da Rainha da Paz não são árvores comuns, são simplesmente a Moringa Oleifera apelidada de “árvore da vida/ árvore mágica”, devido as suas propriedades nutricionais e existem até pesquisas científicas que já indicam seu valor medicinal. Pouco conhecida no Brasil essa “benção” da natureza está sendo disseminada através de uma campanha ousada que pretende plantar 10 mil unidades e foi criada pelo Lions Clube Cianorte e adotada também pelo distrito LD-6 que compreende meio Paraná.

Após a último temporal que passou por Cianorte, o bosque da Rainha da Paz sofreu grandes avarias, o que possibilitou uma parceria do Lions com a entidade para o plantio destas árvores que futuramente quando adultas poderão ter suas folhas recolhidas para a produção de uma multi mistura nutritiva para atender as crianças da própria instituição. Os próprios alunos da Rainha da Paz plantaram as árvores com o auxílio dos funcionários da Rainha e de membros do Lions.

O presidente do Clube Lincoln Aguera Munhoz disse que o projeto da Moringa não termina com o simples plantio da árvore, ele deve ter várias etapas, até a chegada do benefício e utilização das partes comestíveis da planta, que agregarão na nutrição principalmente de crianças e idosos.

O lançamento oficial da campanha ocorreu no dia da árvore deste ano, na sede do clube na Rua José Bonifácio 187 onde foi plantada uma moringa que já mostra sua beleza apesar da pouca idade.

Moringa:  A Moringa Oleífera (Moringaceae), planta originária da Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. Rica em vitaminas e sais minerais, ela tem, segundo os estudos mais recentes:

  1. a) Sete vezes mais vitamina C que a laranja;
  2. b) Quatro vezes mais cálcio que o leite;
  3. c) Duas vezes a proteína do Yogurte;
  4. d) Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura;
  5. e) Três vezes mais potássio que a banana;
  6. f) 27% de proteína, equivalente à carne do boi;
  7. g) Mais ferro que o espinafre;
  8. h) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno.
  9. i) Minerais presentes: Cromo, Cobre, Fósforo, Ferro, Magnésio, Manganës, Potássio, Selênio e Zinco.

Obs.: As folhinhas da Moringa oleífera não são recomendadas sem autorização e acompanhamento médico para quem tem problemas na tireoide ou qualquer  outro causado pela ingestão de iodo. Veja no link a seguir uma tese noticiada pela FAPESP sobre o excesso de iodo na gestação e lactação. (Fonte: http://agencia.fapesp.br/18191 ) (Texto e foto: Adésio Baioni – ASCOM Lions Clube Cianorte)

Compartilhe: