Lino Varella é homenageado por seus 50 anos de vida rotária


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/folha/public_html/wp-content/plugins/envira-gallery/src/Frontend/Shortcode.php on line 445

Warning: json_encode() expects parameter 2 to be long, string given in /home/folha/public_html/wp-content/plugins/envira-gallery/src/Frontend/Shortcode.php on line 449

Festiva também celebrou os 34 de fundação do Rotary Clube Furquim de Castro e posse de novos companheiros

“Dar de si sem pensar em si”. O lema rotário não poderia ter melhor represente que Virgilino Ferreira Varella, o Lino, que completa esse ano meio século de dedicação à comunidade, ativamente junto ao Rotary. Como forma de homenagear o pioneiro cianortense, o Rotary Clube Cianorte Furquim de Castro realizou na noite da última quarta-feira, 13 de junho, uma festiva especial.

Além de homenagear Lino, a noite também foi marcada pela celebração dos 34 anos de fundação do clube de serviço, com homenagem aos companheiros que presidiram o clube ao longo de sua história e da posse de dois novos companheiros.

No início da festiva, o Governador 2017/2018 Mauro Carvalho Duarte Junior empossou os novos companheiros – Erique Henrique de Barros Caetano e Carlos Alberto Camacho. Em seguida foi apresentada um resumo da história do Rotary Clube Cianorte Furquim de Castro, que neste dia 18 de junho comemora 34 anos de fundação.

Como forma de celebrar esses 34 anos de história marcada por ações e projetos que beneficiam toda a comunidade, levando o ideal rotário de servir com liderança, dedicação e humildade foi realizada uma homenagem aos fundadores do Clube: Jurandir Gonçalves, Antonio Ferraz, Virgilino Ferreira Varella e Walter Gonçalves como forma de parabenizar a todos os companheiros que fizeram e fazem parte do clube.

A presidente 2017/2018 do Clube, Patricia Longhini parabenizou os fundadores dizendo “Vocês são meus heróis e servem de inspiração a todos nós, sendo verdadeiros exemplos de humildade e dedicação ao próximo”.

Na sequência foi prestada uma homenagem aos ex-presidentes que estiveram a frente do Clube ao longo destes 34 anos, sendo eles: Virgilino Ferreira Varella ; Jurandir Gonçalves; Walter Gonçalves; Luiz Zanzarini Neto; Silverio C. da Silva; Luiz Roberto M. Oliveira; Antonio Ferraz; Emerson B Faidiga; Antonio Ferreira da Silva; Marco Antonio Itaborahy; Sergio Urbano; Ivete Braga de Castro; Laerte Jacomini; Luiz Henrique Santos; Juveni C. da Silva e Wilson Galbiati.

50 ANOS DE VIDA ROTÁRIA

Mas o ponto alto da noite foi sem dúvida a homenagem a Lino Varella, por seus 50 anos ininterruptos de vida rotária, sempre trabalhando no ideal de servir. Através de um vídeo os presentes puderam conhecer um pouco da história de Lino como rotariano.

Em seguida a emoção tomou conta, principalmente do homenageado e de sua esposa Izaura Aparecida Tomaroli Varella, quando um vídeo exibiu o depoimento e homenagem do filho do casal, o Engenheiro Elétrico João Paulo Ferreira Varella. “Desde minha infância vejo meu pai envolvido com o Rotary e desde pequeno aprendi a importância de ajudar as pessoas e isso marcou muito a minha vida. E tenho muito orgulho de você pai, estar hoje completando 50 anos fazendo do lema rotário ‘Dar de si sem pensar em si’ um verdadeiro retrato de sua vida.”, destacou.

E numa grande surpresa, os outros dois filhos do casal, a médica Ana Luiza Varella Jamnik e o piloto comandante da LATAM, João Henrique Ferreira Varella (Kike) entraram na festiva, parabenizando seu pai e contando um pouco da importância do Rotary em suas vidas.

“Nós crescemos sempre falando de Rotary em casa e com isso aprendemos sempre a importância de ajudar o próximo e nos tornamos pessoas melhores. E esse envolvimento do meu pai com o Rotary também mudou muita coisa na minha vida, inclusive, se hoje sou médica devo isso ao Rotary, pois no final dos anos 80 eu queria fazer faculdade na área de computação, mas eu estava programada para ir para o Alasca através do Intercâmbio do Rotary e meu namorado da época sugeriu pra mim tentar o vestibular de medicina já que eu não ia cursar mesmo, por causa do intercâmbio. Acabei passando e como o intercâmbio não deu certo, não me lembro porque, comecei o curso. Depois tranquei e fui como intercambista para a Dinamarca, e ao retornar ao Brasil resolvi concluir o curso de medicina, área pela qual que apaixonei e atuo até hoje.”, destacou Ana Luiza.

Já Kike, falou que a ligação de seu pai com o Rotary influenciou muito em sua vida. “Através de meu pai e do Rotary tive muitas experiências gratificantes que contribuíram para minha formação, muita coisa do que vivenciei com meu pai e com o Rotary acabaram permitindo que eu fizesse novas amizades e contatos.”, ressalta.

A advogada e professora Izaura Varella também prestou sua homenagem, contando um pouco de sua trajetória ao lado de Lino junto ao Rotary “Estou com o Lino há 59 anos e antes mesmo de casarmos ele já era ligado ao Rotary, e acompanhei seus passos nesse trabalho de servir ao próximo. Em 1973/1974 ele foi presidente do Rotary Clube Cianorte e eu sempre ia nas reuniões com ele e também ajudava nas ações do Rotary. Também acompanhei a amizade do Lino com o José Roberto Furquim de Castro que em 1976 faleceu de um infarto fulminante pegando a todos de surpresa. Vi de perto a luta do Lino e dos demais fundadores que quiseram homenagear o Roberto dando seu nome ao novo Rotary Clube de Cianorte. E isso só aconteceu com muita insistência, pois não é costume do Rotary Internacional dar nome de pessoas aos clubes, tanto que o Furquim de Castro é a única exceção no mundo todo.”, destacou Izaura.

Izaura também falou sobre como o Lino foi o único governador eleito no Distrito. “Para nós nada foi fácil, tanto que na história do Distrito 4630, os governadores eram aclamados em Assembléia, mas em 1988, o Walter Gonçalves, então presidente do Rotary Clube Furquim de Castro, mobilizou juntos aos demais clubes do distrito e indicou o Lino. Então neste ano aconteceu em Foz do Iguaçu a única eleição para governador, sendo o Lino eleito governador 1989/1990.”, destacou Izaura.

O homenageado, ao fazer uso da palavra, falou da importância do Rotary em sua vida. “Se for para mim lembrar de minha vida de rotariano, posso dizer que o Rotary foi uma grande escola, onde aprendi muitas coisas, principalmente a servir com carinho e amor. Mas digo que a primeira coisa que senti ao saber do Rotary foi inveja. Pois quando o Rotary Clube Cianorte foi fundado por meus amigos eu, que na época trabalhava com café, fiquei de fora. Mas logo fui convidado e depois que entrei não sai mais. E desde então tenho servido e feito importantes companheiros.”, destaca Lino.

O Governador 2017/2018 Mauro Carvalho Duarte Junior parabenizou a todos os companheiros do Rotary Clube Cianorte Furquim de Castro, em especial seus fundadores e também ao Lino por seus 50 anos de vida rotária. “Não consigo ter a dimensão do que é chegar aos 50 anos de vida rotária, mas temos no Lino um verdadeiro exemplo do ideal rotário, pois não construímos o Rotary para nós mesmos, mas sim para servir ao próximo transformando o mundo num lugar melhor. Espero que todos nós rotarianos possamos seguir esse exemplo de dedicação e como o Lino confundir nossa vida pessoal com a vida rotária.”, destacou.

Ao final, a presidente Patrícia, quebrando o protocolo, realizou a entrega do Troféu Velho Guerreiro para Virgilino Ferreira Varella. O que chama a atenção é que o “Velho Guerreiro” foi idealizado há 30 anos pelo próprio Lino como forma de homenagear as pessoas que verdadeiramente cumprem com seu papel social enquanto cidadão.

PRESENÇAS

A festiva contou com a presença de companheiros do Rotary Clube Furquim de Castro, familiares e convidados, em especial do Colégio de Governadores: Mauro Carvalho Duarte Junior (2017/2018); Renato Yurk Ribeiro (2016/2017); Renato Tavares (2015/2016); José Manoel M. Hernandes Filho (2010/2011); José Claudiney Rocco (2009/2010); Wilson Isolani (2005/2006); João Marin Mechia (2004/2005); Ademar Batista de Melo (1991/1992); Virgilino Ferreira Varella (1989/1990); Amaury Antonio Meller (1986/1987); Monir Felicio da Silva (2012/2013); Nery Simm (1995/1996) e o governador eleito para o ano rotário 2018/2019 Carlos Roberto N de Souza.

Fonte: Juliano Secolo/Folha Regional de Cianorte

Compartilhe: