Jovens de toda a região participam do DNJ 2016 em Cidade Gaúcha

dnj-cidade-gaucha-siteA Diocese de Umuarama reuniu jovens de diversos grupos, movimentos, pastorais e comunidades de diversos municípios da Região, em Cidade Gaúcha no último domingo (23) para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ-2016), que teve como tema “Juventude e Nossa Casa Comum”, além de buscar inspiração na encíclica do papa Francisco “Laudato Si”, com o lema “Vou criar novo céu e nova terra”.

Logo pela manhã as caravanas dos municípios começaram a chegar a Cidade Gaúcha se concentrando em frente a Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário, sendo que às 08 horas os participantes do DNJ saíram na Caminhada da Juventude que, com trio elétrico animando pelo Ministério Essência de Deus, percorreu as principais vias do município até a Adeciga, onde foi realizado o evento.

Durante a trajetória da caminhada foi explicado o tema do DNJ 2016 ” Juventude e nossa casa comum”, ressaltando a importância da participação dos jovens nos movimentos em defesa ao meio ambiente.

Assim que todos chegaram ao local, teve início a Santa Missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom frei João Mamede Filho com participação do Ministério Pescadores de Cristo. Durante o evento Dom Mamede falou sobre o tema deste ano: ” “O mundo que os jovens sonham é o mundo que eles devem construir hoje. Eles não podem esperar daqui a 30 anos, porque depois tudo isso que nós temos nas mãos pode se acabar, pode ser destruído, então é nossa responsabilidade. Todos nós temos que colaborar e participar”, destacou.

Durante o evento também foram realizados três módulos – Namoro, Capela e Acústico – que contou com vários temas sendo acompanhados por diversos jovens. No Módulo Namoro, os temas foram abordados de acordo com o livro “Quero um amor maior” de Adriano Gonçalves. Os temas abordados foram “A beleza de ser diferente” conduzida por Kely e Elton; “Um corpo para Amar” conduzido por Fernando; “Uma grande aventura de amor” conduzido por Paulo Gustavo e “Santos de Calça Jeans” ministrado por Kamila Crespilho.

Ao longo do evento, o Módulo Capela foi conduzido pelo Ministério Resgate de Tapejara; pelo Frei Bernardo e Ministério Som do Céu; por Renato Rodrigues e pelo Ministério Pescadores de Cristo. Já o módulo acústico foi por conta de Renato Rodrigues; Pescadores de Cristo; Ministério Resgate; e Ministério Som do Céu.

Mas as grandes atrações do DNJ 2016 se apresentaram no Palco Principal com Shows de DJ Léo; Graciele e Gil Monteiro. Ao final foi realizada a benção aos participantes e encerramento do evento.

HISTÓRICO

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Desde então, todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Sendo assim, o DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final.

O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte. A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral, quando se antecipa ou a celebra em domingo posterior.

Texto: Juliano Secolo / Foto: Divulgação

 

Compartilhe: