Jonas Guimarães prestigia formatura na 13ª Regional de Saúde

jonas-formatura-saudeNa última sexta-feira (21), o deputado estadual Jonas Guimarães participou da cerimônia de formatura do curso de capacitação de conselheiros e secretários executivos de conselhos municipais de saúde e também do curso de formação inicial para agentes comunitários de saúde da 13ª Regional de Saúde de Cianorte.

Realizado pelo Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, através da escola de Saúde Pública do Estado, o curso de capacitação de conselheiros e secretários executivos abordou questões práticas relacionadas à função dos conselheiros municipais, estaduais e secretários executivos de conselhos, além de questões sobre a organização da rede pública de saúde, perfil epidemiológico da população paranaense e temas como a inclusão digital. Já o curso de formação para agentes comunitários visou qualificar o serviço, trabalhando com a saúde preventiva e visando tornar o Sistema Único de Saúde cada vez melhor.

A presidente do Cresems (Conselho Municipal dos Secretários Municipais de Saúde), Vera Lúcia Garcia,falou da importância de um conselho atuante, apoiando os secretários. “É essa parceria entre conselheiros e secretários de saúde que permite a qualidade no serviço, a importância desse serviço e o nosso grau de comprometimento”, disse. Já a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Zuleide Dalla Costa, lembrou do grande investimento do Governo do Estado nos cursos. “Foram mais de R$ 3 milhões investidos para que o curso fosse realizado em todo o Estado do Paraná, formando mais de três mil alunos. Definitivamente é um grande investimento, comprovando mais uma vez a preocupação do nosso governador Beto Richa e do nosso Secretário de Saúde, Michele Caputo, com a saúde, que, claro, é prioridade”, afirmou.

O deputado estadual Jonas Guimarães elogiou a inciativa pelos cursos e frizou também seu compromisso para com a saúde. “Essa é com certeza mais uma grande iniciativa do Governo do Estado, que tornará os conselhos de saúde ainda mais atuantes, e é a população que ganha. Deixo aqui meus cumprimentos ao governador Beto Richa e ao Secretário de Saúde, Michele Caputo, aqui representado pelo Juliano Gevaerd, pelo trabalho de excelência que vem realizando no Paraná. A gestão da saúde no nosso Estado é uma das melhores do Brasil. Felizmente, hoje podemos dizer que podemos realizar investimentos nas áreas que necessitamos, pois o Paraná é um dos poucos Estados do país que está com as contas em ordem, pois fizemos os devidos ajustes a tempo”, disse Guimarães.

O superintendente de atenção à saúde, Juliano Schmidt Geaverd, que na ocasião representou o Secretário de Saúde, Michele Caputo, parabenizou a 13ª Regional de Saúde pela realização dos cursos. “Foram vários meses de trabalho, com mais de três mil formandos em todo o Estado e estamos muito satisfeitos. Nessa oportunidade, 94 conselheiros de onze cidades recebem o certificado deste curso, sendo capacitados para enfrentarem os desafios, motivados a trabalharem em cooperação com o gestor e assim formarem uma saúde pública que dignifique a pessoa”, afirmou. A Chefe da 13ª Regional de Saúde, Adriana Guimarães, reforçou as palavras do superintendente. “Sinto muito orgulho em estar à frente da Regional de Saúde de Cianorte, aqui somos um time, uma grande equipe e fico muito contente com o grau de satisfação dos nossos formandos, que com certeza, após a realização do curso, saíram pessoas ainda melhores”, finalizou Adriana.

A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito eleito de São Tomé, Océlio Leite e o atual prefeito, Arlei Hernandes de Biazzi; o prefeito de Jussara, Tatinha e o vice-prefeito Robison; o prefeito de Rondon, Roberto Corredato e o vice-prefeito Doutor Alexandre; a coordenador da Comissão de Educação Permanente e de Comunicação do Conselho Estadual de Saúde, Rosalina Batista; a coordenadora regional do curso de Agentes Comunitários, Geisiely Bessani Corcette; a diretora da Escola de Saúde Pública do Paraná, Tereza Miranda Rodrigues e demais autoridades e lideranças.

Texto e Fotos: Assessoria Deputado Jonas Guimarães

Compartilhe: