Jonas Guimarães apoia repasse de fundo da Alep para combate a epidemias

Assembleia apresenta projeto para auxiliar Paraná a combater dengue e coronavirus. Outras medidas também têm sido adotadas pela instituição e Governo Estadual.

Foi apresentado na tarde da última quarta-feira, 25, o projeto de lei complementar 3/2020, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná – ALEP, para que seja autorizada a transferência de recursos para ações de combate e prevenção ao COVID-19, novo coronavírus, e também à dengue.

O valor de R$ 37,7 milhões, total disponível no Fundo de Modernização do Legislativo, será transferido para o Fundo Estadual de Saúde do Estado por meio de um convênio entre ALEP e Governo do Paraná, como uma iniciativa para auxiliar o Estado no momento de crise.

Para o deputado estadual Jonas Guimarães, esse momento de emergência em saúde pede união. “Este recurso seria utilizado na modernização de alguns setores da Assembleia, mas nesse momento, o mais importante é a união, é auxiliarmos nosso Estado e população. Por isso, abrimos mão desse valor e devolvemos esses recursos para o Governo”, explanou o deputado.

A decisão sobre o repasse foi feita em consenso entre todos os parlamentares, e reforça o papel da instituição de representar a sociedade, principalmente em duas questões que são de extrema importância no Estado, o coronavírus e a dengue que têm causado preocupação em muitas cidades paranaenses, exigindo medidas severas por parte das administrações municipais.

Além desse repasse, outras medidas de combate ao COVID-19 estão sendo aplicadas pelo Governo do Paraná, como o auxílio, por cinco meses, que cerca de 300 mil famílias carentes receberão do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza, e o adiamento, por 90 dias, da cobrança de água e esgoto para aproximadamente 184 mil famílias cadastradas, pela Sanepar, na Tarifa Social.

Segundo o deputado Jonas Guimarães, poderes Legislativo e Executivo seguirão trabalhando juntos para a comunidade. “Continuaremos trabalhando em unidade com o poder Executivo para que nossa população tenha tranquilidade nesse momento de crise”, concluiu o deputado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Jonas Guimarães / Foto: Pedro de Oliveira/ ALEP

Compartilhe: