Inventário turístico é lançado durante reunião do COMTUR

Com a presença do presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, o evento também premiou o vencedor do concurso de logo e comemorou o Dia Municipal do Turismo

Em Cianorte, a última quarta-feira (22) foi movimentada para os envolvidos no setor do turismo. Durante a tarde, em reunião convocada pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), além de ter sido comemorado pela primeira vez o Dia Municipal do Turismo, instituído pela Lei nº5.043/2019, houve o lançamento do inventário turístico da cidade e a premiação do vencedor do concurso que escolheu a nova logomarca para o órgão colegiado. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com dezenas de pessoas envolvidas com o segmento no município e na região.

“Esse dia, com tanta gente reunida, demonstra o comprometimento de todos com o setor aqui na nossa cidade. Desde os vereadores, que se mobilizaram para aprovar mais uma lei de valorização e incentivo, até os empresários, representantes de entidades e membros da sociedade civil que sempre têm criado ações e estratégias para ampliar o turismo por aqui. O Poder Público municipal apoia todas essas inciativas e está sempre à disposição para auxiliar no crescimento desse segmento”, apontou o prefeito Bongiorno, acompanhado do vice, Beto Nabhan.

Presente na ocasião o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, empossado recentemente no cargo, apontou as novas políticas adotadas pelo Estado para alavancar a atividade. “Iremos participar de feiras de turismo visando atrair, principalmente, o público de São Paulo, que é tão volumoso e está tão próximo a nós. Nosso estado é muito bonito e oferece inúmeras oportunidades. Temos muito a explorar”, disse. Mehl ainda enfatizou a importância da participação da iniciativa privada no desenvolvimento turístico. “O Estado precisa oferecer condições estruturais para atrair turistas, mas as pessoas também devem fazer a sua parte”, concluiu. A presidente da Rede de Turismo Regional, Wanda Pille, também estava presente.

INVENTÁRIO

Um dos pontos altos do encontro foi a entrega do inventário turístico municipal às autoridades e aos conselheiros de turismo. O documento, com 108 páginas, trata-se de um compilado das potencialidades turísticas do município, bem como dos serviços públicos e privados de apoio. Ele foi elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e da Assessoria de Comunicação Social, com o apoio técnico da Rede de Turismo Regional (RETUR), da Paraná Turismo e do Conselho Municipal de Turismo de Cianorte (COMTUR).

“Ele será muito útil para os turistas que vêm nos visitar e para nós, cianortenses, prestarmos uma boa recepção”, alegou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Wanderley Fernandes. “É importante salientar que esta obra não pode ser entendida como acabada, já que a cada dia, novos serviços e negócios surgem na nossa cidade. Nesse sentido, estamos abertos a receber sugestões para as próximas edições”, pontuou a coordenadora de Turismo, Angela Carvalho. O arquivo em PDF completo está disponível para o acesso de toda população na aba da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, no site da Prefeitura.

CONCURSO DE LOGO

Ainda na ocasião, o COMTUR premiou o vencedor do concurso que escolheu a nova logo do órgão. Gabriel Medeiros Santos e Silva, que é de Ribeirão Preto, São Paulo, e atualmente cursa Design no Campus Regional da UEM, de Cianorte, ganhou uma diária de estada completa, com acompanhante, no Parque Aquático Pôr do Sol, em Pitangueira, incluindo café da manhã estilo colonial, almoço, jantar, água, refrigerante, suco, sobremesa e uso de toda estrutura do parque.

“Ele se destacou entre as demais propostas pois, além de criativo, atendeu às referências ao município, no caso a confecção e a floresta urbana, e trouxe elementos que harmonizam e tornam a imagem visualmente fluída e ao mesmo tempo dinâmica e moderna”, relatou o presidente do COMTUR, Anderson Theodoro. A logo apresentada por Gabriel foi avaliada pelo professor Mestre Fabiano Burgo; pelo professor especialista Thiago Martins; e pela equipe de profissionais da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cianorte.

DIA MUNICIPAL DO TURISMO

Todo dia 22 de maio, a partir deste ano, passa a ser o Dia Municipal do Turismo. Isso é o que instituiu a Lei nº 5.043/2019, de autoria do vereador Dadá, e aprovada pelos demais edis. “Ela soa como mais um ato de valorização à atividade turística na nossa cidade, que acreditamos ser capaz de contribuir no desenvolvimento econômico. Ficamos à disposição para auxiliar na formulação de outras alternativas que sejam capazes de beneficiar o setor”, apontou o presidente da Câmara Municipal, o vereador Silvio do Pátio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: