IMPLANTE COM CARGA IMEDIATA

A odontologia tem se destacado ao praticar procedimentos e técnicas de reabilitação, visando à saúde oral e estética em procedimentos cada vez mais rápidos e eficazes. A implantodontia também acompanha essa evolução, onde através de matérias e técnicas proporciona aos pacientes tratamentos mais rápidos e seguros.

Muitas condições podem levar a perda de elementos dentários, tais como cárie, fratura, doença periodontal entre outras. Atualmente o uso de implantes osseointegrados tornou possível a reabilitação desses casos, sem a necessidade de prótese removível ou ponte fixa. No entanto, frequentemente era necessária a instalação do implante e a espera por até seis meses para que ocorresse a osseointegraçao do implante. Essa espera gerava insatisfação de Dentistas e pacientes, muitas vezes diminuindo o interesse pelo tratamento.

Durante o período de ósseointegração, os pacientes precisavam utilizar próteses provisórias removíveis, que geram desconforto pela falta de habito, ou próteses fixas unidas aos dentes adjacentes, que dificultavam a higienização bucal.

A busca por tratamentos mais rápidos na implantodontia levou à evolução de biomateriais e implantes, permitindo que a carga imediata fosse realizada com segurança. Atualmente o uso de implantes imediatos com carga imediata após a exodontia (extração) tornou-se uma prática comum na rotina da clinica. Dessa maneira o elemento dentário condenado é cuidadosamente removido, e em seguida é instalado o implante e a prótese fixa provisória.

A instalação imediata do implante dentário apresenta varias vantagens, como por exemplo: redução do número de sessões clinicas, possível redução do custo e do tempo de tratamento, eliminação do uso de prótese removível, estética e conforto imediato.

Muitas pesquisas provaram que esta modalidade de tratamento é segura quando indicada corretamente. O uso de implantes imediatos com carga imediata também é capaz de favorecer a preservação da morfologia gengival, otimizando o seu contorno e propiciando um resultado estético mais próximo do natural.

Reabilitar pacientes em poucos dias é considerado um grande avanço na Implantodontia. Desta forma, o uso da carga imediata em implantes tem a finalidade de reduzir o tempo de tratamento, possibilitando que o procedimento protético seja realizado logo após a colocação do implante, porém, o implantodontista deve saber indicar adequadamente a sua aplicação, seguindo todos os critérios necessários para evitar que ocorram insucessos.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: