Homenagem aos pioneiros será realizada nesta quarta-feira

Marcada para as 19h30, na ACIC, cerimônia é aberta ao público e terá a exibição de um minidocumentário, produzido especialmente para a ocasião

Valorizar a trajetória daqueles que primeiro chegaram a Cianorte, eternizando suas memórias e, consequentemente, mantendo viva a história do município: este é o principal objetivo da Prefeitura ao prestar homenagem aos pioneiros da cidade, em solenidade que será realizada nesta quarta-feira (18), às 19h30, no auditório da ACIC (Avenida Santa Catarina, 683). A ocasião faz parte das comemorações dos 65 anos do município, fundado em 26 de julho de 1953.

Na lista dos laureados estão 71 desbravadores, que chegaram à cidade até o ano de 1965 e que, com muito trabalho, contribuíram para o seu desenvolvimento. A cerimônia é aberta ao público e terá a exibição de um minidocumentário, produzido com exclusividade para a ocasião, com depoimentos de pioneiros. Além disso, cada homenageado será presenteado com uma medalha e certificado.

Cianorte tem o privilégio de contar com muitos pioneiros vivos e que, por meio de suas memórias, estão colaborando para resgatar a história coletiva do município, nos prestando relatos e cópias de fotografias, documentos e outros registros, que pontuam momentos importantes do desenvolvimento, como a instalação do comércio, da água encanada, energia elétrica, instituições, serviços públicos e outros”, conta a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo.

Por isso, realizamos esta solenidade com muito carinho, para resgatar a simplicidade das coisas de nossa terra e prestar reconhecimento aos desbravadores, que vieram para cá apenas com a promessa de um futuro melhor e começaram a desenhar Cianorte em meio à mata, enfrentando dificuldades e dando o pontapé para a nossa trajetória de sucesso, trilhada com muito empreendedorismo”, destaca o prefeito Bongiorno.

Esta é a quarta vez que a Prefeitura promove o evento. A primeira foi em 2015, quando se instituiu o Dia Municipal do Pioneiro Cianortense, na mesma data do aniversário da cidade. “Assim, contamos com a participação dos familiares e da população em geral, para que tenhamos mais uma brilhante cerimônia”, convida o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Município de Cianorte

Compartilhe: