Homem supera sequelas do câncer com a construção de carro e triciclo

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil somou mais de 600 mil novos casos de câncer em 2019. Infelizmente, José Turci, de 61 anos, foi alvo desta grave doença.

Em Maria Helena, onde mora, o senhor arrumou uma ocupação especial para ajudar a melhorar as sequelas do câncer, que entre outros danos, o deixou com uma traqueostomia.

Longe de ter a mesma vida anterior à doença, mas ao menos em atividade, no fundo da casa onde mora ele montou uma oficina simples e começou a construir um carro e um triciclo de forma artesanal. Como perdeu as cordas vocais por causa do câncer, a irmã Jandira Turci, o ajuda na comunicação.

“Quase todas as peças dos veículos são feitas por ele, quando é necessária a compra de alguma, ele vai até Umuarama com um papel onde está escrito o nome da peça”, ressalta a sua irmã Jandira Turci.

Zezinho, como é conhecido na cidade, já fez a felicidade dos moradores com suas construções. “Ele faz de tudo, enfeites natalinos, e até uma grande jangada utilizada para navegar na represa do município”, revela Jandira.

Zezinho é filho de Ricieri Turci, ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Maria Helena, e de Alzira Turci, ambos falecidos. “Após uma luta contra uma doença agressiva meu irmão mostrou superação, força de vontade de viver. É um herói para toda família”, conclui a irmã.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Compartilhe: