Hipersensibilidade Dentinária: Causas E Tratamento (PARTE II)

Retração Gengival Pode Causar Sensibilidade Dental

Quando falamos sobre hipersensibilidade dentinária, na grande maioria das vezes ela está associada também a retração da gengiva. A retração gengival é o deslocamento da gengiva que provoca a exposição da raiz do dente epode acometer um ou vários dentes, trazer problemas estéticos, além de outras questões de saúde bucal.

Portanto, quando a gengiva retrai, araiz exposta que não é recoberta por esmalte, e sim peladentina, que é um material poroso, acaba por expor as terminações nervosas da polpa aos estímulos externos, e a sensibilidade pode se transformar em dor crônica ou aguda.

É muito importante fazer o diagnóstico precoce e tomar as medidas necessárias para evitar sua progressão, poisuma vez que a gengiva retrai, ela não se regera. As gengivas podem se retrair por diferentes motivos, podendo ser resultado de maus hábitos de escovação e higiene oral, trauma oclusal, bruxismo, etc.

Por isso, é importante identificar quanto antes quais são as causas do problema, para fazer a melhor intervenção e evitar o seu agravamento. A melhor maneira de se tratar a retração gengival é, na verdade, prevenindo seu acontecimento. Use escovas macias e seja delicado na escovação. Não deixe de usar fio dental regularmente e de fazer visitas periódicas ao dentista para limpezas, garantindo dentes livres da placa bacteriana.

Fique atento se você se encaixa em algum dos casos abaixo:

ESCOVAÇÃO ERRADA:A causa mais comum nos casos de retração gengival é o traumatismo por escovação, geralmente provocado pelo uso incorreto da escova de dente e pelo excesso de força aplicada durante a higienização.

TÁRTARO E PLACAS BACTERIANAS: Quando não há uma higienização adequada, a placa se solidifica e gruda no esmalte dos dentes e na linha abaixo das gengivas, formando o tártaro e provocando inflamação nas gengivas.

PROBLEMAS DE OCLUSÃO:Quando um ou mais dentes têm problema de posicionamento, pode pressionar os dentes vizinhos ou os antagonistas, provocando lesões no tecido gengival e levando à retração da gengiva.

BRUXISMO:O hábito de ranger ou apertar os dentes, com o passar do tempo, também pode causar lesões e retração da gengiva.

TABAGISMO:O cigarro agride as mucosas da boca, provocando inflamações e, consequentemente, retração da gengiva.

O acompanhamento profissional deve ser intensificado com visitas mais frequentes ao dentista. A melhora da higiene oral também é importante para evitar o acúmulo de bactérias que possam causar placa e tártaro, levando a inflamação da gengiva.

Compartilhe: