Guarda-parque flagra descarte irregular de resíduos no Parque Cinturão Verde

Homem foi identificado e recebeu notificação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Nessa sexta-feira (22), um homem foi flagrado por um guarda-parque municipal descartando lixo em uma reserva próxima ao Parque Cinturão Verde, entre a Avenida Galeão e o Aeroporto. Através da placado veículo, o responsável já foi identificado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, na mesma data,emitiu uma notificação orientando que os resíduos sejam retirados do local em até 24 horas, com registro fotográfico e certificado de destinação. Caso contrário, o caso será encaminhado para a Promotoria Especial de Meio Ambiente e Polícia Ambiental para as medidas cabíveis.

Conforme explica a secretária em exercício da pasta, Cristiane Roco, a notificação foi emitida com base nas Leis Federais 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. “Esse descarte foi feito em área e local irregular e é considerado crime ambiental”, conta. “Do mesmo modo, jogar resíduos nas lixeiras rurais – sem ser morador dessas áreas -, no parque ou em estradas também é passível de punição judicial”, completa.

Cristiane ainda informa que qualquer pessoa pode fazer a denúncia anônima. “Ao avistar esse tipo de situação, realize um registro fotográfico e entregue para a nossa equipe na Secretaria de Meio Ambiente. Lembrando que é necessário identificar a placa do veículo para que o proprietário seja encontrado e responsabilizado”, informa. As imagens podem ser entregues pessoalmente, na sede da Secretaria, que fica na Avenida Piauí ,2099, ou através do contato do whattsapp (44) 9 9145-8630.

DESTINAÇÃO CORRETA

A Prefeitura de Cianorte mantém em funcionamento locais adequados para o descarte de resíduos. Móveis em geral e entulhos, provenientes do uso doméstico, podem ser rejeitados por meio do disque-recolhimento (3631-6461) ou entregues no Depósito Municipal, antiga Mãe Biela, na Vila Sete. Eletrônicos devem ser descartados às quintas-feiras, das 13h às 17h, no Viveiro Municipal Benedito Zanzarini. Pneus devem ser levados no mesmo local, aos sábados, das 13h às 15h. Galhadas, provenientes de uso doméstico, podem ser recolhidas pelo telefone 3631-6461 ou levadas até o depósito, localizado na Estrada Noroeste, próxima ao Portal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: