Governo inicia ações da Semana Nacional de Trânsito

logo-transito2O Governo do Paraná, em parceria com instituições públicas e privadas, iniciou na última sexta-feira (16), em todo o Estado, as atividades da Semana Nacional do Trânsito, comemorada em todo o País, de 18 a 25 de setembro. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a Polícia Militar do Paraná realizarão ações educativas, dentro da campanha que neste ano tem como tema “Eu sou +1 por um Trânsito + Seguro”.

Dentre as atividades programadas pelo Detran estão blitz educativas, abordagem de pedestres, circuito de bike para crianças, ações em bares e orientações de transporte seguro de animais de estimação. A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fará blitzes educativas, encontro de carros antigos e palestras, todas voltadas à conscientização dos motoristas e pedestres. O objetivo é fazer com que a população entenda a importância da atenção e do respeito no trânsito, para reduzir acidentes, atropelamentos, número de feridos e de mortes.

ABERTURA – Nesta sexta-feira, o Detran, a Polícia Militar e a Secretaria de Saúde fizeram a abertura das atividades na Boca Maldita – Rua XV de Novembro, centro de Curitiba. O foco foi a segurança dos pedestres. “No Brasil, cerca de 46 mil pessoas perdem a vida, a cada ano, no trânsito. Considerando que 90% destes acidentes ocorrem por falha humana, imperícia ou imprudência, acreditamos que a conscientização da responsabilidade individual é o primeiro caminho para melhorarmos a segurança viária”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Os dados são do Datasus.

ALERTA – Na solenidade de lançamento, o Dr. Trânsito, personagem de conscientização do Detran, atuou junto com a equipe de educação da autarquia para uma ação especial com pedestres. O objetivo foi alertar para os princípios de travessia segura e os perigos do uso de celular e fones de ouvidos. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros darão instruções do que fazer em casos de acidentes, e profissionais do Hospital Cajuru farão atendimento e medição da pressão arterial.

CALENDÁRIO – Neste sábado (17), das 9 horas às 12 horas, o Batalhão de Polícia de Trânsito fará, no pátio anexo ao do Detran, um encontro de carros antigos aberto à comunidade.

Na terça-feira (20), o Detran e a PM farão blitze educativas em 140 pontos do Estado. O objetivo é aliar fiscalização e educação para o trânsito. “Esse é um momento de conversamos com todos os envolvidos no trânsito e com os parceiros. Além da entrega de folder, queremos dirimir dúvidas e conscientizar os condutores e pedestres por um trânsito mais seguro”, reforça o tenente do BPTran Ismael Veiga.

CURITIBA – De segunda-feira a sexta-feira (18 a 23), a ação “Conhecendo o Trânsito” vai apresentar o trabalho do Corpo de Bombeiros, do Instituto Paz no Trânsito (Iptran), das Polícias e de outros parceiros para 800 crianças da rede estadual de ensino no Museu Oscar Niemeyer, também na Capital. A atividade está programada no período da manhã, das 09h30 às 11h30, e à tarde, das 14h30 às 16h30.

Além da exposição e demonstração dos serviços, durante a visita as crianças vão poder participar de um circuito de bicicleta, organizado pelo Detran e pelo programa Ciclo Paraná. No final do encontro serão sorteadas 10 bicicletas, doadas pela comunidade.

Na terça-feira (23), a campanha Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija, estará nos bares em frente a Pontifícia Universidade Católica do Paraná entre às 20h e 22h. A blitz educativa terá como objetivo conscientizar os jovens sobre os riscos de consumir bebidas alcoólicas e dirigir.

Na quinta-feira (25), das 11h às 17h, o Detran fará uma ação para donos de animais estimação no “Parcão”, localizado atrás do Museu Oscar Niemeyer. Em parceria com o Pet Shop Rei dos Animais, será feita demonstração sobre o uso correto de acessórios para transportar os animais em veículos.

As 101 unidades do Detran programaram ações comemorativas. O calendário completo pode ser conferido em cada município.

Texto: AE-PR

Compartilhe: