Governo Estadual entrega recursos para o NRE de Cianorte

Instituições de ensino serão beneficiadas com equipamentos e melhorias estruturais, por meio dos programas Escola Conectada e Reparo Rápido

Prefeitos e representantes das instituições de ensino dos 12 municípios de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Cianorte participaram de uma reunião diferente na tarde dessa quinta-feira (1º), no auditório do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella. Isto porque, em nome do Governo do Estado, o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, juntamente com os deputados estaduais, Jonas Guimarães e Alexandre Cury, promoveu um encontro para anunciar investimentos, firmar adesão ao Programa Escola Conectada e entregar ordens de serviço do Programa Reparo Rápido.

Segundo o chefe da Casa Civil, o Escola Conectada consiste em um investimento de 283 milhões de reais e vai atingir 2.140 escolas em três etapas. Cada instituição de ensino vai receber, no mínimo e de acordo com a sua estrutura, um notebook, computadores desktop para reestruturar o administrativo, um laboratório com 32 netbooks, carrinho de transporte dos equipamentos, roteador, projetor multimídias e impressoras. “A primeira etapa já foi comprada e está paga”, garantiu. Para isso, 12 colégios estaduais assinaram o termo de adesão: Cianorte, Iglea Grollmann, Itacelina Bittencourt (Cianorte); Arnaldo Busato (Guaporema); Rui Barbosa (Japurá); Moraes de Barros (Jussara), Alm Barroso (Rondon); Pedro Fecchio (São Tomé); 11 de Abril, Santade de Tapejara (Tapejara); Leo Kohler (Terra Boa) e Duque de Caxias (Tuneiras do Oeste).

Já o programa Reparo Rápido, trata-se de uma iniciativa que está resolvendo problemas emergenciais nas escolas de todo o Paraná e, no NRE de Cianorte, seis instituições de ensino receberam a ordem de serviço, para início imediato das obras, no valor total de quase R$ 600 mil, sendo os beneficiários os colégios estaduais Itacelina Bittencout, José Guimarães, São Lourenço e Vidigal, localizados em Cianorte; assim como o Rui Barbosa, de Japurá; e o Santos Dumont, de São Tomé.

Além disso, o chefe da Casa Civil também adiantou que o Governo Estadual vai lançar, nas próximas semanas, um programa de reforma de 200 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de todas as regiões do Estado. “Cada unidade receberá até R$ 100 mil e caberá aos diretores, professores e pais decidirem quais obras deverão ser realizadas. No NRE de Cianorte, serão oito sedes atendidas”, explicou.

O deputado estadual Jonas Guimarães falou da satisfação pelos anúncios para a Educação. “Uma área significativa para a qualidade de vida de todos os paranaenses e que deve oferecer condições de trabalho, equipamentos de ponta e ensino de qualidade”, destacou. O parlamentar também efetuou um importante anúncio: a homologação dos processos licitatórios para as obras de quadras esportivas nos colégios estaduais José Guimarães, Princesa Isabel e Caio Moreira, todos de Cianorte. “São melhorias pelas quais as comunidades locais aguardam com expectativa e que estamos acompanhando de perto para que sejam concretizadas o quanto antes”, afirmou.

Representando todos os prefeitos presentes, o anfitrião, Bongiorno, discorreu sobre a importância da parceria entre Estado e Município. “Nós, gestores públicos, não devemos nos limitar a esfera de competência da escola. Temos que agir com reciprocidade. O colégio é estadual, mas atende a população municipal e isso já basta para que façamos o melhor que pudermos para contribuir com a sua melhoria. Graças a Deus, contamos com uma administração estadual que é municipalista e que valoriza as parcerias”, contou.

A chefe do NRE de Cianorte, Yolanda Cristina Rodrigues de Godoy, por sua vez, prestou agradecimentos. “Estamos recebendo ações que irão refletir diretamente na valorização dos profissionais, na qualidade do ensino e no entusiasmo do aluno. Por isso, agradecemos os investimentos do Estado, o empenho das autoridades que nos representam em Curitiba, o apoio de nossas administrações municipais e o fazer diário de cada diretor, professor e demais profissionais envolvidos com as instituições de ensino”, finalizou.

ASCOM/PMC

Compartilhe: