Governador Richa conhece em Cianorte projeto rural

richa-cia1Foi apresentado no manhã de hoje (27) em Cianorte para 107 municípios da região um projeto sobre Sistema de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) para melhoria do solo, visando aumentar o Valor Bruto de Produção (VBP) dos municípios. A apresentação organizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) para o governador Beto Richa contou com a participação de deputados estaduais, prefeitos, secretários, vereadores, entre outros setores da região. “O desafio está lançado!”, anunciou ao microfone após conhecer a potencialidade da ILPF na região. “Espero que as lideranças políticas e os prefeitos estimulem os agricultores de seus municípios”.

Foi a terceira vez que o governador visitou a região nas última duas semanas. Antes ele passou por Cidade Gaúcha e Rondon acompanhando pessoalmente investimentos estaduais. Richa disse que os bons resultados agrícolas no Paraná são frutos da boa parceria que existe entre o governo, deputados e as prefeituras. Assim com tem ocorrido em outros setores também. Por isso, ele foi apontado na reunião de ontem como um “governador municipalista”.

A apresentação teve falas do secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, e de dois agricultores com seus exemplos de sucesso por já trabalharem com o ILPF há anos, tendo boa rentabilidade em suas propriedades. O sistema aponta uma recuperação do solo nas propriedades integrando lavouras, pasto e floresta plantada.

richa-cia4O potencial é grande na região, que teria 1,5 milhão de hectares com pastagens degradadas, enquanto outras regiões paranaense não tem esse problema. A situação é tão comum que outros estados tem cinco vezes mais área de integração que o Paraná.

O resultado disso seria maior produtividade e renda para os agricultores e uma expectativa de aumentar em até 30% o Valor Bruto de Produção (VBP) das cidades, garantindo mais verbas para as prefeituras.

O chefe do Núcleo Regional da SEAB de Cianorte, Francisco Cascardo Neto, avaliou como positivo o evento e estima que possam começar daqui novas perspectivas para a agricultura da região.

PR-323 – Richa foi questionado pela imprensa sobre a duplicação da rodovia PR-323. Ele respondeu que está pessoalmente empenhado em agilizar os procedimentos. Como já havia anunciado, não será mais feita uma Parceria Público Privada (PPP) e que o governo bancará as obras de melhorias. Ele estima que as obras comecem ainda esse ano.

Bongiorno agradece Beto Richa por abertura e apoio para Cianorte

O prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, e o deputado estadual Jonas Guimarães acompanharam de perto a visita do governador Beto Richa em Cianorte hoje. Eles recepcionaram o governador no aeroporto e depois eles sentaram lado a lado na mesa durante o evento. O que proporcionou várias conversas entre eles. “Não posso pedir muito para o governador porque ele tem ajudado muito Cianorte”, disse Bongirno para a Folha de Cianorte. “Já recebemos muitas melhorias do governo do estado na saúde, na segurança. E ele ainda se colocou à nossa disposição para audiências em seu gabinete em Curitiba”.

Mesmo assim, Bongiorno revelou que conversou com Richa sobre as atuais necessidades de Cianorte. Entre elas um Centro de Especialidades, a Delegacia Cidadã, mais efetivo para o Corpo de Bombeiros e verbas para recape asfáltico. O prefeito disse que o governador sempre é receptivo para melhorias em Cianorte e está otimista que possa anunciar algumas dessas situações em breve.

Já o deputado Jonas Guimarães ressaltou o trabalho dos órgãos agrícolas na região, baseado em suas lavouras de milho e soja e destacou Cianorte como maior produtor de frangos do Paraná.

Ainda sobre Cianorte, os vereadores Carlos “Dadá”, Silvio Fernandes, Sergio Mendes e Márcia Pereira apresentarão um requerimento sobre a instalação de um frigorífico bovino da Cocamar em Cianorte, conforme foi indicado na apresentação do evento ontem. Bongiorno também disse que a prefeitura ajudaria na implantação.

(O jornal Folha de Cianorte publicará amanhã (28) na versão impressa uma reportagem especial de página inteira sobre a visita de Beto Richs a Cianorte)

Texto e fotos: Andye Iore / Folha de Cianorte

Compartilhe: