Governador destaca contribuição dos japoneses no Paraná

Governador Beto Richa durante encontro com a comunidade nipo-brasileira na Associação Cultural Brasil-Japão do Paraná, em Londrina. No encontro, o governador entregou a Comenda da Ordem do Pinheiro do Paraná ao empresário Leonardo Makoto Yoshii. Trata-se da maior honraria do Estado. Londrina, 22/03/2018. Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Os japoneses deram contribuições inestimáveis para a edificação do Paraná. A afirmação foi feita pelo governador Beto Richa durante encontro com a comunidade nipo-brasileira na Associação Cultural Brasil-Japão do Paraná, em Londrina. No encontro, o governador entregou a Comenda da Ordem do Pinheiro do Paraná ao empresário Leonardo Makoto Yoshii. Trata-se da maior honraria do Estado.

O povo japonês contribuiu com a construção do Paraná, com seus valores, cultura, sabedoria milenar em práticas do agronegócio que ajudaram e ajudam a manter o Estado como referência ao Brasil”, afirmou. “A força do trabalho, o espírito empreendedor e a capacidade de superação deste povo são admiráveis”, acrescentou Richa.

IMIGRAÇÃO – O governador destacou que o Paraná abriga a segunda maior colônia japonesa fora do Japão, ficando atrás apenas de São Paulo, e que neste ano serão celebrados os 110 anos da imigração dos japoneses para o Estado. As comemorações estão sendo organizadas por uma comissão estadual formada oficialmente em 12 de março, no Palácio Iguaçu. 

A Comissão integrada por representantes do Governo do Estado, Consulado-geral e entidades nipônicas no Paraná será responsável por 180 eventos culturais, econômicos e tecnológicos para celebrar a chegada dos japoneses ao Paraná. A principal festividade será a Expo Imin 11, que acontece em Maringá, entre 19 e 22 de julho, com a presença da princesa do Japão, Mako Deakishino, e do vice-primeiro ministro do Japão, Taro Aso.

Cada vez mais os laços de amizade entre Paraná e Japão são fortalecidos”, disse o governador. 

A comunidade japonesa tem muita honra de viver em um estado tão acolhedor quanto o Paraná”, afirmou o presidente da Associação Cultural Brasil-Japão do Paraná, Hiroshi Kamiguchi.

HOMENAGENS –  Richa também homenageou a professora Estela Okabayashi Fuzii, a primeira nissei nascida em Londrina.

O novo comendador Leonardo Yoshii estendeu a honraria a todos os imigrantes que se estabeleceram no Paraná. “Dedico a todos os pioneiros de todas as nacionalidades que trabalharam para tornar o país melhor”, afirmou. “É uma grande honra que nos inspira e eleva nossa responsabilidade”.

O empresário homenageado acrescentou que o Paraná é um orgulho para todos os brasileiros. “Somos um dos poucos estados com superávit e capacidade de investimentos. O agronegócio, a diversificação  da indústria e o mercado imobiliário sustentam o desenvolvimento em todas as regiões”, disse Yoshii.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: